Científico

O Tratamento de pacientes com Fibrose Epidural pela RPG Souchard

Assunto: Científico Aproveite para recomendar aos amigos:

Resumo do artigo científico: O Tratamento de Pacientes com Fibrose Epidural pela Reeducação Postural Global – RPG

Autores: Erica Pacheco Heredia e Flávio Freinkel Rodrigues. Esse estudo foi desenvolvido no Instituto de Neurologia Deolindo Couto – UFRJ, setor de Fisioterapia Ambulatorial e publicado na Revista Brasileira de Neurologia em 2008.
A fibrose epidural é uma importante complicação no pós-operatório de hérnia de disco lombar. Ela é o resultado da formação de tecido cicatricial em torno da dura-máter e da raiz. Os sintomas descritos por pacientes operados de hérnia de disco lombar são dor lombar e, em alguns casos, com irradiação para os membros inferiores, incapacidade física e motora, parestesia em membros inferiores, diminuição de sensibilidade e comprometimentos psicológicos. Sendo a dor geradora de aumenta da morbidade e piora da qualidade de vida desses indivíduos.

fibrose-epidural-rpg-souchardA fibrose epidural ocorre durante o processo de cicatrização pós cirurgia de hérnia de disco e altera a função dos nervos presentes na região acometida, alterando a condução elétrica, implicando em distúrbios sensórias

(dor, parestesias), motores (distonias, fraqueza).

Segundo relato de alguns pacientes, geralmente, a dor é mais intensa nos primeiros meses após a cirurgia podendo durar por um período de até dez anos.

Os tratamentos mais comuns para pacientes operados de hérnia de disco lombar com fibrose epidural são as terapias medicamentosas (antiinflamatórios e analgésicos), e a indicação de fisioterapia convencional, que não apresentam bons resultados.

A Reeducação Postural Global (RPG) tem como objetivo avaliar e tratar o indivíduo globalmente, tratando problemas músculo-articulares. É bem indicada para tratar pacientes pós-operados de hérnia de disco lombar. A RPG emprega posturas de alongamento muscular baseada na normalização da morfologia, agindo sobre a estrutura do músculo estriado, sobre as tensões neuromusculares, introduzindo um trabalho essencialmente mais ativo, mais global e mais qualitativo.

Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do tratamento fisioterapêutico de Reeducação Postural Global – RPG, no alívio da dor dos pacientes operados de hérnia de disco lombar com fibrose epidural, comparando os níveis de dor antes e depois do tratamento.

Metodologia
Foi realizado um estudo prospectivo com 18 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 20-60 anos, ativos em suas profissões, ou sedentários. Foram incluídos todos os pacientes que apresentaram diagnósticos comprovados de fibrose epidural no pós-operatório de hérnia de disco lombar pelo exame clínico e de ressonância magnética.

Todos os pacientes foram tratados pelo mesmo fisioterapeuta e utilizando-se do método RPG Souchard. Foram selecionadas duas posturas: rã no chão com braços fechados e rã no chão com braços abertos.

Todos pacientes foram submetidos à avaliações com o Questionário de Dor e Incapacidade Lombar de Roland-Morris semanalmente por 15 semanas e a cada sessão respondiam à escala Visual Analógica (EVA) quantificando sua dor. Foi efetuada também a aferição do de flexão ângulo do quadril, em um teste de flexão de tronco, onde o fisioterapeuta utilizou o instrumento goniômetro para a avaliação.

Foram realizadas 15 sessões individuais de RPG, 1 vez por semana por 50 minutos cada. Ao término do tratamento, os pacientes foram reavaliados após três meses, e seis meses, com a finalidade de avaliarmos a eficácia do tratamento.

Resultados
Na avaliação da intervenção por meio do método RPG, os resultados foram considerados bons em 56,25% na melhora da dor, 37,5% obtiveram resultados regulares, e 6,25% obtiveram um mau resultado.

Verifica-se que a fisioterapia convencional nestes casos desempenha apenas uma papel paliativo, ou seja, alivia momentânea a dor dos pacientes, mas não promove melhora por um período maior de tempo. Neste estudo observou-se aumento da amplitude de movimento da articulação coxofemoral dos pacientes que participaram e concluíram o programa de tratamento com a técnica RPG.

Através dos resultados dos questionários, a maioria dos pacientes obtiveram melhora da independência nas AVD’s, sendo que alguns retornaram às suas atividades profissionais. Porém, em relação à dor dos pacientes, observou-se que não houve melhora total em nenhum dos casos, mas com melhora significativa em boa parte dos pacientes.

A falta da continuidade deste tratamento ocasionou em alguns casos o retorno do estado de dor relatada no início do tratamento.

Conclusão
Este estudo verificou que o tratamento fisioterapêutico com a RPG foi benéfico aos pacientes operados de hérnia de disco lombar com fibrose epidural. Finalmente, constatou-se a melhora considerável na qualidade de vida, independência nas AVDs, e principalmente na melhora da dor da maioria dos pacientes tratados. A melhora física e do estado psicológico da maioria desses pacientes envolvidos na pesquisa pôde ser notada ao término do tratamento. Através dos resultados obtidos neste estudo, observou-se, no entanto, que se faz necessário a continuidade do tratamento destes pacientes por um período maior de tempo, a fim de, obter um melhor do prognóstico.

Veja artigo completo:

[iframe src=”//e.issuu.com/embed.html#9357507/6444303″ width=”525″ height=”359″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Encontre um fisioterapeuta