Científico

Hérnia de Disco Cervical (HDC) – Estudo de caso

Assunto: Científico Aproveite para recomendar aos amigos:

Resumo do artigo científico: Cervical disc herniation: Is the regression flawed by age?  A case report

Autores: Emanuele Di Ciaccio; Massimiliano Polastri; Alessandro Gasbarrini. Esse estudo foi desenvolvido na Universidade de Bolonha, Itália, e publicado no International Journal of Therapy and Rehabilitation em dezembro de 2013.

hernia-cervicalA radiculopatia é uma das principais queixas de pacientes com hérnia de disco cervical (HDC). Esta é causada pela compressão das raízes nervosas cervicais secundária ao deslocamento do disco intervertebral. Esses pacientes costumam ter sintomas associados como cervicalgia e cefaléia.

O tratamento conservador vem como ferramenta para minimizar a utilização de cirurgias, sendo estas aplicadas em casos mais graves.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um desses tratamentos, reportado como seguro e adequado em pacientes com hérnia de disco lombar. A RPG é um método desenvolvido por Philippe Souchard que utiliza 8 posturas terapêuticas para o alongamento dos músculos organizados em cadeias musculares, com resultados positivos na melhora da amplitude de movimento e qualidade de vida em mulheres com cervicalgia.

Poucos estudos relatam a regressão espontânea da hérnia de disco em relação ao nível e idade. Alguns referem melhora por volta dos 30-40 anos, com medicação e imobilização, porém não apresentam estudos com previsões em pacientes de idade avançada.

Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar um relato de caso de um paciente de 74 anos portador de HDC em uma reabilitação com tratamento conservador. Além de questionar se a regressão natural é prejudicada pela idade do paciente afetado.


Metodologia

Foi utilizada como estudo, uma mulher caucasiana de 74 anos com diagnóstico de HDC, confirmado pelo exame físico e ressonância magnética. Ela possui história de 4 meses de cervicalgia, dores no braço e tonturas de curto prazo. Não respondendo ao tratamento farmacológico, foi encaminhada para tratamento fisioterapêutico.  

Foi realizada ampla avaliação com observação, palpação e score de dor.

Reeducação Postural Global: a participante realizou 8 sessões de RPG com duração de 60 minutos, uma vez por semana. Foram selecionadas para tratamento as posturas que melhor atuam na região cervical: rã no chão com braços fechados e rã no chão com braços abertos. As posturas adotadas foram conforme a avaliação prévia, seguindo o método RPG Souchard.


Resultados

Após dois meses de tratamento, a paciente referiu melhora do score de dor para 2, o que antes era 9. Os movimentos de flexão e extensão de cervical passaram a ser realizados sem dor. As amplitudes de movimento melhoraram de 15° para 40° na flexão e de 20° para 45° na extensão da cervical. Foi observada regressão completa da HDC ao nível C3-C4, com a desidratação do material saliente, na ressonância magnética realizada 12 meses pós-tratamento.


Conclusão

Este estudo relata um caso de HDC em que a regressão ocorreu um ano após o início dos sintomas. Esta pesquisa apresenta um conceito inovador para o tratamento da HDC, já que considera um paciente mais velho, pela primeira vez na literatura, com tratamento através da RPG.

Conclui-se que a resolução da HDC parece não ser prejudicada pela idade do paciente. Além disso, em conformidade com as conclusões de outros estudos em que a RPG se mostrou um tratamento adequado e seguro para a hérnia de disco lombar, este caso mostra que a RPG parece ser um tratamento conservador promissor para HDC. A cooperação multiprofissional deve ser sempre considerada, a fim de garantir o caminho mais adequado e seguro dos cuidados.

Mais estudos são necessários para determinar a eficácia da RPG para o tratamento da HDC.

Referência para artigo completo pode ser econtrada no International Journal of Therapy and Rehabilitation.

Encontre um fisioterapeuta