Científico

Respostas cardiovasculares durante a postura sentada da Reeducação Postural Global (RPG)

Assunto: Científico Aproveite para recomendar aos amigos:

Resumo do artigo científico: Respostas cardiovasculares durante a postura sentada da Reeducação Postural Global (RPG).

Autores: Mota YL, Barreto SL, Bin PR, Simões HG, Campbell CSG. Esse trabalho foi realizado Universidade Católica de Brasília (UCB) e publicado Revista Brasileira de Fisioterapia em 2008.

RPG-SouchardA Reeducação Postural Global (RPG) é um método utilizado na reabilitação de pacientes com desvios posturais e dores que envolve atividades com contração muscular isométrica. As contrações isométricas causam aumento progressivo da pressão arterial (PA), da freqüência cardíaca (FC) e o aumento da PA, variando de acordo com a tensão muscular que ocorre durante a mesma. Com isso, ocorre elevação expressiva da resistência vascular periférica (RVP), que contribui para a elevação substancial da pressão arterial sistólica (PAS) e da pressão arterial diastólica (PAD). 

As alterações da FC e da PA dependem da contração voluntária máxima, do tempo de contração e do grupo muscular envolvido. Dessa forma, devido ao método RPG envolver a contração isométrica de grandes grupos musculares, há a preocupação de elevações exageradas da PA, FC e duplo produto (DPr) com o emprego desse método. 

Desta forma, objetivo deste estudo foi analisar as respostas da FC, PA e DPr durante a postura sentada do método de RPG em indivíduos jovens saudáveis.

Metodologia: 
Participaram do estudo 9 voluntárias do sexo feminino, não hipertensas (PAS Foram realizadas três fases para aferição da PA e FC: repouso pré-postura, execução da postura e recuperação pós-postura. No repouso pré-postura, as voluntárias permaneceram sentadas na maca por 20 minutos, em posição confortável, sem apoio no tronco e com os joelhos em semiflexão, com postura e posição semelhantes à postura de RPG empregada no estudo para mensuração da PA e da FC a cada cinco minutos, durante 20 minutos – sendo a média destes utilizada para comparação com os valores durante e pós-postura.

Reeducação Postural Global: A postura foi realizada em três séries, com duração de três minutos cada e intervalo de um minuto entre elas, quando a voluntária permanecia na mesma postura, porém, relaxada, totalizando nove minutos de execução da postura. A verificação da PA e da FC foi realizada a cada um minuto e 30 segundos de execução da postura.

A postura seguiu a metodologia Souchard, com controle das curvaturas da coluna e respiração.

Resultados: 
Os valores de PAS, PAD, PAM e DPr foram significativamente maiores (p<0,05) durante a execução da postura do terceiro ao nono minuto, quando comparados aos valores de repouso pré-postura. Em relação aos valores de PAS e PAD em todos os momentos de recuperação pós-postura não foram estatisticamente diferentes dos obtidos no repouso pré-postura. Em relação aos valores de FC, apesar do aumento médio entre 20±11 e 23±13bpm de um minuto e 30 segundos aos nove minutos de postura (Tabela 1), em comparação aos valores de repouso, as diferenças não atingiram significância estatística.

Conclusão: 
Elevações significativas da PAS, PAD, PAM e DPr foram observadas durante a execução da postura sentada da RPG, mas as mesmas retornaram aos valores de repouso nos primeiros cinco minutos de recuperação pós-postura. A investigação destes parâmetros durante e após diferentes tipos de postura da RPG, bem como duração e pausa, se faz necessária tanto em indivíduos saudáveis quanto em indivíduos com risco cardiovascular.

 

Encontre um fisioterapeuta