Textos para pacientes

Bursite – Tratamento com a RPG Souchard

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

bursite-tratamento-RPG-SouchardA Bursite é caracterizada como uma inflamação das bolsas sinoviais (bursas) que são cheias de líquido e estão espalhadas pelas principais articulações do corpo – ombros, cotovelos, joelhos e quadris. As bursas têm a função de auxiliar no movimento e reduzir o atrito entre os ossos e os tendões (partes móveis), e para isso elas são constituídas por uma espécie de fluido lubrificante, o líquido sinovial. Quando ocorre a Bursite, as bursas incham e ficam doloridas. A inflamação pode ser aguda ou crônica.

Entenda as causas da Bursite

Dentre as principais causas podemos destacar as infecções, o uso excessivo das articulações, traumas, lesões por esforço, movimentos intensos e repetitivos, artrite reumatoide (inflamação das articulações), e gota (excesso de ácido úrico que causa inflamação nas articulações).

Além de ombros, joelhos, cotovelos e quadris, a Bursite também pode afetar outras áreas como o tendão de Aquiles e os pés. Todavia, a Bursite mais comum é a do ombro, em virtude da grande quantidade de bursas presentes na região. Vale ressaltar que, algumas vezes, não é possível identificar a causa da patologia.

Principais sintomas da Bursite

Os sintomas específicos vão depender da localização da inflamação, mas, em geral, podem provocar:

– Edema (inchaço), calor ou vermelhidão na articulação;

– Dores ou rigidez ao tentar mover a articulação afetada, fenômeno que gera uma restrição de movimentos;

– Fisgadas sempre no mesmo local toda vez que a bursa é contraída em uma posição que a irrite;

– Sensibilidade ao pressionar áreas próximas à articulação afetada.

Recomendações e Tratamento para a Bursite

É importante que o paciente não se automedique. Além disso, alguns cuidados iniciais poderão reduzir os efeitos da Bursite, como: fazer aplicações de gelo no local, deixar a área afetada pela inflamação descansar, identificar e evitar as atividades que agravam o quadro inflamatório.

No processo de tratamento da Bursite, a RPG Souchard pode atuar restaurando a função articular e fortalecendo músculos para tornar mais rápida a recuperação da capacidade de movimentação dos ombros, cotovelos, quadris e joelhos ou quaisquer outras áreas afetadas. A RPG Souchard também ajuda a corrigir os movimentos responsáveis pelo impacto entre as partes móveis e consequente inflamação. O tratamento é individualizado e focado nas causas da Bursite, com a aplicação de exercícios e alongamentos específicos para cada caso. Durante o tratamento, a Reeducação Postural Global leva em consideração o cotidiano de cada indivíduo.

Saiba mais sobre a RPG Souchard

Encontre um fisioterapeuta