Textos para pacientes

Carnaval sem dores: a maior diversão

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

CARNAVAL-COLUNA-SAÚDE-RPG-SOUCHARDJá decidiu onde passar o carnaval? Bailes, micaretas, escolas de samba, desfiles de blocos… A data vem recheada de muitas atrações, mas é preciso considerar alguns cuidados para que a maior festa popular do país não acabe gerando prejuízos à saúde.

Você conhece a importância de cuidar bem da coluna, e este período do ano oferece riscos ainda maiores que podem comprometer a saúde da região. Muitos foliões querem aproveitar, ao máximo, a diversão proporcionada pelas comemorações carnavalescas e, dessa forma, podem acabar descuidando da própria saúde neste período. Hábitos posturais incorretos, alimentação inadequada, pouco (ou nenhum) descanso, álcool em excesso, dentre outros fatores, podem gerar resultados nada proporcionais a tantos dias de alegria.

Tudo com limite!

Embora o Carnaval seja considerado uma das festas mais aguardadas por grande parte da população, faz-se necessária a atenção aos limites naturais do nosso corpo. É possível viver toda a alegria da festa e, ao mesmo tempo, evitar patologias da coluna vertebral. Pessoas que já sofrem com problemas de coluna devem ter cuidado redobrado, evitando quaisquer esforços que possam agravar o problema.

Estatisticamente, os problemas de coluna sofrem um considerável aumento nessa etapa do ano. É muito comum, por exemplo, o surgimento de terríveis dores nas costas logo após o Carnaval (ou ainda durante a festa), isso porque a coluna vertebral é uma das mais afetadas pelos excessos negativos dos festejos.

Como cuidar da sua coluna no Carnaval

Faça alongamentos durante e após os dias carnavalescos. Exercícios simples são capazes de aumentar a flexibilidade e a mobilidade do corpo, além de relaxar a musculatura em geral. Você poderá alongar a coluna em flexão e extensão, as pernas, panturrilhas e pescoço;

Cuidado com o uso do salto alto. Sabe-se que o salto é prejudicial à coluna, principalmente, nessa época. O salto altera o centro de gravidade, gerando uma postura inadequada que aumenta a carga sobre a coluna. Deve-se evitar o seu uso durante o Carnaval. Pular e dançar sobre o salto alto pode aumentar os riscos de dores ou até causar problemas mais sérios;

Evite o consumo de álcool e beba mais água. Bebidas alcoólicas são responsáveis pela desidratação dos músculos, causando a fadiga e sobrecarregando a coluna. O álcool também relaxa a musculatura e, por isso, a pessoa acaba não percebendo quando a coluna já está no limite do esforço. Beber bastante água é importante para hidratar o corpo como um todo e também para melhorar o funcionamento dos músculos, inclusive, da musculatura de sustentação da coluna vertebral;

– Adote hábitos posturais adequados. O momento é de diversão, mas não esqueça que sua saúde está em primeiro lugar. Evite movimentos bruscos ou posições incorretas na hora de sentar ou levantar, dormir, dirigir e até mesmo dançar. Uma postura correta é capaz de evitar diversos problemas de saúde. A RPG Souchard é um método da fisioterapia desenvolvido pelo francês Philippe Souchard e se dedica ao desenvolvimento de uma consciência corporal no paciente, conhecendo o próprio corpo e suas limitações, o indivíduo aprende a usá-lo da forma correta, naturalmente.

Invista em diversão neste Carnaval, mas para a alegria ser completa, invista também na sua saúde!

Saiba mais: RPG Souchard, um tratamento personalizado

Encontre um fisioterapeuta