Textos para pacientes

Corpo elegante com a RPG Souchard

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

corpo-elegante-RPG-SouchardO método foi criado por Philippe Souchard em 1981, na França e consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. A RPG Souchard (reeducação postural global) identifica e alonga os músculos responsáveis pela alteração postural.

O indivíduo é tratado como um todo, partindo sempre do sintoma para chegar até a causa do problema. Isso ocorre porque cada paciente tem a sua própria resistência e reação às dores, logo o fisioterapeuta acompanhante deve adotar padrões individuais de tratamento e não aplicar o método da mesma maneira em todos os quadros.

Durante cada sessão, cuja duração e frequência vão depender dos casos individuais, são utilizados microajustes em alongamentos com o paciente deitado ou sentado em uma mesa, especialmente, desenvolvida para o trabalho com a RPG Souchard, ou em pé.

Corpo elegante e saudável

O tratamento com a RPG Souchard pode ser aplicado em grande parte das patologias ou perturbações que afetam o sistema neuromusculoesquelético, em estágio agudo ou crônico, com ou sem sintomas. Como o método visa à manutenção de uma postura, o resultado é um corpo bem mais alinhado, livre de dores e tensões e com um alongamento que permite o ganho de mais forma ao corpo. A postura correta ajuda, inclusive, na redução daquela incômoda “barriguinha”, que em muitos casos é mais uma consequência de problema postural do que do próprio excesso de peso do corpo.
Leia também: Como é o tratamento com a RPG Souchard

A RPG Souchard pode agir contra diversas patologias que são tratadas com fisioterapia, é o caso, por exemplo, de dores lombares, dorsais e cervicais, hérnias de disco, torcicolos, LER (lesões por esforço repetitivo), etc. O método pode ser indicado a indivíduos de diferentes idades e também às mulheres grávidas (desde a preparação para o parto até a recuperação no pós-parto) com a devida autorização médica e adaptando o tratamento à realidade da gestante.

Encontre um fisioterapeuta