Textos para pacientes

O Corpo em Globalidade com a RPG

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

rpgA RPG trabalha com a globalidade, tratando do corpo humano como um todo. Sendo um trabalho corporal ativo levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em alongamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.

Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou de um problema no sistema músculo-esquelético, a RPG trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adaptando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio.

Por exemplo, quando um paciente se queixa de uma dor aguda no ombro imediatamente após um acidente, a origem desta dor é clara e um tratamento local, geralmente, é suficiente. Mas um outro paciente pode ter um dos ombros mais elevado para não colocar muito peso sobre um tornozelo torcido do lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensações ocorrerá dos músculos da perna até os ombros. Se este ombro for mantido permanentemente naquela posição, é possível que o paciente acabe tendo uma dor no ombro. É natural que o fisioterapeuta não espere que o paciente consiga correlacionar a dor de agora com um fato ocorrido há algum tempo. Somente através da RPG o fisioterapeuta pode estabelecer esta conexão entre o sintoma (a dor no ombro) e a causa do problema.

Encontre um fisioterapeuta