Textos para pacientes

Cuidados que podem evitar as dores nas costas

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

Você sabia? Alguns cuidados básicos podem reduzir, significativamente, os riscos de dores nas costas.

O sobrepeso corporal traz malefícios

cuidados-rpg-souchardÉ comprovado que o acúmulo de gordura no abdômen do indivíduo obeso predispõe ao aparecimento de alterações posturais, principalmente a hiperlordose lombar e cervical, associadas a um risco de disfunção na musculatura estabilizadora da coluna, que leva a uma instabilidade desta.

Embora os sujeitos obesos, independentemente do sexo, tenham muita dificuldade na estabilidade e na manutenção do equilíbrio postural corporal, para as mulheres a estabilidade e o equilíbrio ainda se tornam mais difíceis, devido às diferenças anatômicas existentes, como o aumento do tamanho das mamas e as diferenças significativas na região pélvica, que contribuem para o aparecimento da hiperlordose lombar.

CUIDE-SE! Tenha hábitos alimentares mais saudáveis e fuja do sedentarismo, praticando, regularmente, uma atividade física.

Acessórios que merecem atenção

O salto alto e a carteira de dinheiro são acessórios, praticamente, indispensáveis para mulheres e homens. Mas o uso excessivo ou de maneira errada destes itens pode trazer dores e prejuízos à coluna. Veja como evitar esses problemas:

– Salto: reveze entre saltos mais altos e mais baixos. Procure não se acostumar a um único tipo de salto, pois quando houver mudança na altura, as dores aparecerão. Para o dia-a-dia, prefira saltos de 3 centímetros ou plataforma, que proporcionam mais equilíbrio e conforto. Outros saltos que permitem maior equilíbrio e distribuem a pressão exercida pelo corpo sobre os pés são o quadrado e o anabela, embora possam não oferecer o mesmo conforto dos anteriores.

– Carteira: para os homens a recomendação é simples: ao sentar, retire a carteira ou celular do bolso traseiro. Sentar sobre a carteira desalinha o quadril e sobrecarrega a região lombar.

Carregamento de peso excessivo e postura incorreta devem ser evitados

Quando você mantém uma postura incorreta durante longas horas no trabalho, em frente ao computador, ao dirigir ou mesmo em atividades rotineiras do dia a dia, há grandes chances de sua coluna ser acometida por dores oriundas de tensões e estresse que levam a contraturas musculares. Os músculos entram em desequilíbrio, provocando uma redução da massa muscular e encurtamentos. O excesso de peso transportado no trabalho, por exemplo, também acaba prejudicando a coluna, pois com o tempo ela vai se desgastando, vértebras podem ser fraturadas e desvios posturais também podem surgir. O ideal é evitar o carregamento de peso excessivo e sempre adotar a postura mais adequada em qualquer atividade realizada no trabalho, na escola ou no dia a dia.

Em caso de dores constantes em qualquer região da coluna, procure um fisioterapeuta especializado em RPG Souchard e livre-se de qualquer desconforto tratando a origem do problema. O método trata o indivíduo e não a doença, daí a garantia de resultados eficazes e duradouros. 

Quer mais dicas para evitar as dores nas costas?
ACESSE:

Dormir mal pode ser a causa de dores nas costas
Fatores que prejudicam a coluna em mulheres
Má postura no ambiente de trabalho

Encontre um fisioterapeuta