Textos para pacientes

A desidratação dos discos intervertebrais

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

discos-intervertebrais-desidrataçãoOs discos intervertebrais, como o próprio nome sugere, estão localizados entre as vértebras da coluna e são formados por um núcleo pulposo e um anel fibroso. O núcleo constitui a região discal interna e é responsável pelo suporte da maior carga exercida sobre o disco, enquanto o anel compõe a região externamente, absorve menos carga e é responsável por conter o núcleo, impedindo sua expansão demasiada.

A função dos discos intervertebrais

O disco exerce papel fundamental na mobilidade, alinhamento e amortecimento dos diversos impactos sofridos pela coluna ao longo do dia, além de atuar como ligamento, impedindo que as vértebras sofram desunião. Se, anatomicamente, não existissem os discos na coluna, as vértebras ficariam empilhadas umas sobre as outras, esmagando-se.

Quando o disco sofre alterações, toda a mecânica da coluna é também afetada, o que pode resultar em modificações estruturais e funcionais.

Como ocorre a desidratação dos discos intervertebrais?

Ao longo do dia, quando realizamos diversos movimentos e a coluna é submetida a diferentes forças compressivas, comumente, ocorre a desidratação dos discos intervertebrais. Daí a sensação de “acordar mais alto”, pois, neste caso, quando estamos dormindo o repouso promove a reidratação dos discos, aliviando as compressões e regularizando a altura.

O disco tem a capacidade de absorver água (hidrófilo), quando essa função é prejudicada, ou seja, as células responsáveis começam a morrer, ocorre a desidratação discal. A baixa capacidade de retenção de água dificulta a correta absorção das cargas que incidem sobre a coluna, prejudicando a capacidade natural dos discos de amortecimento das cargas externas e endurecendo as estruturas discais. O resultado é o surgimento de protrusões e hérnias discais.

Grande parte da população com mais de 50 anos de idade exibe sinais radiológicos de desidratação dos discos intervertebrais com a redução da altura e escurecimento da região. Inicialmente, a desidratação não gera dor e, quando produz, trata-se de uma reação dolorosa mais localizada sem a irradiação para outros membros.

Tratamento

A grande maioria dos casos de degeneração dos discos intervertebrais é resolvida nem necessidade cirúrgica. O tratamento com a RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação. Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O método auxilia tanto no tratamento quanto na prevenção desse processo degenerativo.

Encontre um fisioterapeuta