Textos para pacientes

Descubra qual a melhor maneira de dirigir sem ter dores na coluna

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

A adoção de posturas inadequadas ao dirigir, assim como, o mau posicionamento do banco e volante podem trazer graves dores nas costas inclusive prejuízos à coluna. Por isso, todo cuidado é pouco quando se fala em postura. Não apenas para saúde da coluna, mas também para melhorar o desempenho motor e a atenção na hora de dirigir.

dirigir-sem-dores

Por isso, aqui vão algumas dicas para cuidar de sua postura na hora de dirigir:

• Mantenha o assento num ângulo entre 100 e 110°, de maneira que a coluna permaneça totalmente apoiada e relaxada. Esse cuidado evita lesões nos músculos do pescoço e nas articulações da coluna.

• Deixe sempre os calcanhares apoiados no assoalho do veículo, para prevenir a sobrecarga da coluna lombar.

• Ajuste o encosto de acordo com a sua altura, posicionando o topo deste na linha dos olhos. Essa posição impede que a cabeça se movimente para frente e para trás, protegendo o pescoço de lesões em caso de uma colisão traseira.

• Alcance bem os pedais de forma que, mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados. Para não sobrecarregar a coluna lombar, mantenha os joelhos no nível do quadril.

• Mantenha os braços levemente flexionados ao segurar o volante. A posição correta é medida assim: estique os braços e veja se o volante está na altura dos punhos. Dessa maneira, a musculatura do pescoço é aliviada e, em caso de colisão frontal, não ocorrem lesões.

• Não esqueça que as pausas são importantes, principalmente quando o trânsito está intenso. E para os motoristas profissionais, recomenda-se uma boa noite de sono antes de dirigir, assim como, exercícios para alongamento e relaxamentos dos músculos, principalmente, da região da coluna vertebral.

Encontre um fisioterapeuta