Textos para pacientes

Disfunções da ATM

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

atm-dorOs problemas na Articulação Temporomandibular (ATM) apresentam diversos sinais e sintomas. A ATM liga o maxilar ao crânio, sendo responsável pela mobilidade da mandíbula para frente, para trás e para os lados, além de fazer parte do conjunto de estruturas que permitem a realização de atividades que garantem a sobrevivência humana, como comer e respirar, por exemplo. O surgimento da DTM (disfunção temporomandibular) ou D-ATM, refere-se ao mau funcionamento dessa articulação (que é uma das mais complexas do corpo humano) e do complexo sistema de músculos, ossos, ligamentos e discos.

Sintomas de disfunções da ATM

Normalmente, quando surge uma disfunção da ATM o paciente tem a sensação de que sua mandíbula está saltando para fora, chegando a produzir estalos ou até travamentos durante alguns instantes.

Dentre os principais sintomas estão:

– Dor ao bocejar ou quando mastiga algum alimento;

– Dores de cabeça frequentes, no pescoço e no ouvido;

– Dor e pressão atrás dos olhos;

– Desgaste de alguns dentes;

– Flacidez dos músculos da mandíbula;

– “Encaixe” modificado dos dentes superiores e inferiores.

Tratamento para D-ATM com a RPG Souchard

Para exercer suas funções, a ATM trabalha em conjunto com os músculos estáticos. Quando surgem distúrbios, os músculos aumentam a tensão e desviam a mordida para o lado. O resultado é que a cabeça e o pescoço acabam modificando suas posições para tentar se adaptar e o corpo, por sua vez, entorta numa tentativa de correção da posição da cabeça e do pescoço.

O trabalho realizado com a RPG Souchard permite eliminar não, apenas, as compensações, mas a própria D-ATM. Antes de iniciar o tratamento com a Reeducação Postural Global todos os sintomas do paciente são avaliados, bem como a situação da mordida, postura da cabeça e do pescoço.

O trabalho conjunto do fisioterapeuta acompanhante do tratamento somado ao trabalho de dentistas, ortodontistas e ortopedistas funcionais produz o relaxamento e o equilíbrio das articulações mandibulares, cervicais e respectivos músculos.

Você vai gostar também: A RPG Souchard no tratamento da ATM

Encontre um fisioterapeuta