Textos para pacientes

Fatores que prejudicam a coluna em mulheres

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

dores-nas-costas-mulheres-RPG-SouchardNos consultórios médicos, a maioria das queixas de dores nas costas parte das mulheres. Diversos fatores podem contribuir para desencadear esse desconforto que, diariamente, prejudica a realização de atividades e a própria qualidade de vida das mulheres.

Fatores de risco para dores nas costas:

– Bolsas: O excesso de objetos que as mulheres, normalmente, carregam na bolsa pode comprometer severamente a saúde da coluna. Isso porque o peso sobre os músculos, tendões, articulações e nervos acaba provocando inflamações que, certamente, culminarão em dores nas costas intensas. Numa tentativa de equilibrar a carga, o corpo se reorganiza, mas acaba exigindo bem mais de um dos lados, o que gera vícios posturais e pode agravar desvios já existentes na coluna.

– Salto alto: o uso frequente de saltos (em especial, saltos acima de 4 cm), podem causar dores na coluna lombar que é o eixo de sustentação do corpo. Isso porque os saltos não dão estabilidade para os pés e acabam deixando o centro de gravidade muito para frente.
Salto alto sem prejudicar a coluna

– Postura incorreta: seja no trabalho, em atividades domésticas, dirigindo ou ao estudar, por exemplo, a adoção de posturas inadequadas é responsável por sérios problemas à coluna que poder evoluir a doenças graves, como a hérnia de disco.
Má postura gera dor nas costas

– Gravidez: Durante a gestação, o aumento do peso leva o eixo mecânico do abdômen para frente, o que normalmente causa muitas dores.
Boa postura durante a gravidez

– Estresse: situações variadas do dia-a-dia podem causar muitas tensões e a coluna, mais uma vez, é a mais afetada. O estresse causa a liberação de hormônios que, por sua vez, podem causar tensões musculares – os músculos podem ser tão tensionados que quadros dolorosos de espasmo muscular começam a surgir.
Como controlar o estresse

RPG Souchard previne e trata as dores nas costas

Atitudes como equilibrar o peso corporal, evitar esforços repetitivos e dormir bem, são essenciais para afastar os riscos de dores nas costas. Somando-se a isto temos a Reeducação Postural Global que atua de modo a prevenir e combater dores relacionadas à má postura, através de um trabalho de correção das alterações na coluna e por meio do aumento da consciência corporal.

A RPG Souchard enfatiza o trabalho respiratório, postural e de alongamento. Um dos seus princípios é, justamente, identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural. Cada paciente é único e reage de forma diferente, por isso a RPG Souchard valoriza a individualidade, além de trabalhar o corpo como um todo e não, simplesmente, a patologia.

Veja:
Cuidados com a postura na atividade doméstica
Como dirigir sem dor
Postura ideal na hora de estudar
Postura correta para o dia-a-dia
Boa postura na hora de dormir

Encontre um fisioterapeuta