Textos para pacientes

Dores no quadril: como tratar?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

dor-no-quadril-como-tratarO quadril consiste na articulação que liga a coxa à bacia. O fêmur é o osso mais longo e pesado do nosso corpo e a cabeça femoral deve ser esférica para que o encaixe com a bacia seja perfeito. Naturalmente, o encaixe da cabeça do fêmur com o osso da pelve deve ser exato, uma vez que qualquer tipo de deformidade ou imperfeição tende a comprometer a região que, por sua vez, torna-se suscetível ao surgimento de patologias.

Dores e baixo rendimento

Diferentes fatores podem favorecer a incidência de lesões na região do quadril que, normalmente, causam dores na região glútea, lombar ou da virilha, por exemplo. Joelhos e pernas também podem ser afetados, mas independentemente, das regiões acometidas pelos sintomas, a causa deve ser investigada para que o tratamento adequado possa ser aplicado.

Pessoas acometidas por dores no quadril têm suas atividades diárias comprometidas e no caso de atletas, prejudica o desempenho durante atividades desportivas.

O que pode causar as dores no quadril?

Normalmente, o que causa as dores no quadril são as fraturas, principalmente, durante a terceira idade quando o envelhecimento aumenta o risco de fraturas ósseas até mesmo durante atividades básicas do dia a dia.

As dores no quadril também podem estar associadas a patologias na região. É o caso da bursite, da artrose, da síndrome do piriforme, da lesão de lábrum, da epifisiólise, da pubalgia, da síndrome do impacto femoro-acetabular, etc.

Durante a gravidez também podem surgir dores no quadril em decorrência, sobretudo, do aumento de peso do abdômen, da distensão causada nas articulações e da necessidade natural de novas posturas de equilíbrio.

Como tratar as dores no quadril?

A RPG Souchard pode contribuir no tratamento e controle dos sintomas dolorosos das patologias do quadril. Através de sua atuação globalizada são alongadas as cadeias musculares encurtadas (por meio de posturas de estiramento ativo, usando a modalidade de musculação isotônica excêntrica, que alonga o grupo muscular tratado e, ao mesmo tempo, aumenta a força muscular). O corpo inteiro é colocado em estiramento máximo, evidenciando tensões particulares que se relacionam umas com as outras, como se fossem “fios”. Esses fios permitem passar do sintoma à causa da lesão, restituindo a boa morfologia – reflexo fiel da estrutura – e, consequentemente, recuperando a função.

O fisioterapeuta utiliza o método de RPG (Reeducação Postural Global) para proporcionar uma recuperação segura e completa (sem recidivas), aliviando a dor, melhorando o desempenho motor e garantindo qualidade de vida ao paciente.

Saiba mais sobre o tratamento com a RPG Souchard

Encontre um fisioterapeuta