Textos para pacientes

Epicondilite lateral: causas, sintomas e tratamento com a RPG Souchard

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

epicondilite-lateral-tratamento-rpg-souchardTambém conhecido como “cotovelo de tenista”, o problema afeta, normalmente, pessoas com mais de 35 anos de idade e não consiste em uma condição limitada a indivíduos que praticam esportes como tênis, golfe e outros fundamentados no arremesso, qualquer pessoa que usa os pulsos e os dedos de maneira repetitiva no dia a dia também pode estar propensa a apresentar a epicondilite lateral.

Causas

A Epicondilite lateral é caracterizada como uma inflamação dos músculos e tendões do cotovelo. Ao utilizarmos, repetidamente, os músculos do antebraço que se ligam ao osso na parte externa do cotovelo, podem surgir algumas fissuras no tendão e, com o tempo, elas podem dar origem a irritações e dores na região onde o tendão se une ao osso.

Sintomas

Além da dor no cotovelo que tende a piorar de maneira gradual (principalmente com a realização ininterrupta de esforços), o paciente acometido pela epicondilite lateral pode apresentar outros sintomas, que incluem: fraqueza, rigidez muscular, sensibilidade na região afetada, queimação na lateral do cotovelo, dificuldades para segurar objetos (como uma xícara de café cheia), redução da força para extensão do punho e dos dedos, dentre outros.

Tratamento

Antes de qualquer coisa, para evitar o surgimento da epicondilite lateral é importante evitar posturas inadequadas quando for realizar alguma atividade, seja em casa ou no trabalho. As pausas associadas a alongamentos durante a realização de tarefas também são válidas, principalmente para não sobrecarregar os extensores dos punhos.

Normalmente, o paciente com epicondilite lateral reage bem ao tratamento com fisioterapia. A RPG Souchard é um método que pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, doenças agudas ou crônicas. No caso da epicondilite lateral, exercícios específicos permitem o alongamento progressivo e o fortalecimento muscular dos extensores do punho. Inicialmente, o paciente é avaliado pelo fisioterapeuta para que sejam identificadas todas as necessidades e limitações do seu quadro, a fim de que as sessões de RPG sejam direcionadas de forma personalizada.

Encontre um fisioterapeuta