Textos para pacientes

Escoliose na criança

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

escoliose-criança-rpg-souchardA frequência de crianças nos consultórios médicos com queixas de dores nas costas é cada vez maior. Um problema que até pouco tempo atrás era considerado de incidência majoritária em pessoas adultas. Em muitos casos, esse excesso de dor nas costas em crianças pode estar associado a desvios posturais, como a escoliose.

O que é escoliose?

Consiste é um desvio da coluna vertebral que costuma aparecer ainda na infância. A deformidade forma uma espécie de “S” na coluna vertebral e, dependendo de determinados graus, gera um incômodo bastante intenso e doloroso. Uma vez não tratada, a escoliose na criança pode ser agravada com a progressão do desvio, comprometendo as funções cardiopulmonares.

Tipos de escoliose

Existem diferentes tipos de escoliose, mas a idiopática é a mais habitual (cerca de 80% dos casos). A causa hereditária é uma das mais apontadas para esse tipo de escoliose, embora não seja possível identificar a causa nos quadros de escoliose idiopática. No caso de crianças e adolescentes, muitas vezes a escoliose não tem sintomas visíveis e isso perdura até que a curva progrida significativamente. Entretanto, alguns sinais físicos podem evidenciar o problema:

– A cintura pode parecer desigual;

– Os ombros ou os quadris se mostram assimétricos;

– Um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra;

– O corpo se inclina mais para um lado.

Desvio postural de risco

Alguns desvios posturais que causam assimetrias na criança, como ombros desalinhados, costas e cintura, por exemplo, podem ser corrigidos mais espontaneamente ou, quando preciso, tratamentos simples e rápidos. Entretanto, o problema surge quando as tentativas de esforços mais simples para o tratamento do desvio não produzem efeitos positivos.

O tratamento

O tratamento vai depender do grau de deformidade da coluna de cada criança. Inicialmente, o paciente deve ser submetido a uma minuciosa avaliação funcional, radiológica e estética, para que depois seja traçada uma linha de tratamento adequada.

A Reeducação Postural Global é uma forma de tratamento que pode ser utilizada com resultados efetivos, mas está reservada para pacientes com desvio inferior a 40º. Trata-se de uma técnica bastante utilizada para correções posturais e tem por objetivo reabilitar todo o sistema muscular, restabelecer uma postura adequada e os movimentos naturais da infância. É um tratamento muito agradável que utiliza manobras específicas para corrigir a postura com manipulações na coluna, braços e pernas.

Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Observe sempre os seus filhos, os sinais irregulares do corpo: como a criança se senta, deita ou mesmo se as roupas utilizadas estão bem alinhadas ao corpo.

Encontre um fisioterapeuta