Textos para pacientes

Hábitos do dia a dia que comprometem a saúde da sua coluna vertebral

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Você costuma dedicar uma atenção especial à coluna vertebral? Cuidado! Atitudes que, talvez, você considere normais, exatamente, pela frequência com a qual as realiza, podem estar comprometendo severamente a sua coluna.

 

habitos-diarios-coluna-vertebral– Postura incorreta no uso do computador

Se você passa muitas horas em frente ao computador (seja no trabalho ou em casa) com uma postura inadequada, o surgimento de dores na coluna vertebral é questão de tempo. A dica é reduzir o tempo de uso da ferramenta e, sempre que precisar fazê-lo, observar atentamente a postura. Se você trabalha com o computador, atente para a ergonomia, ajustando corretamente a tela do computador, a altura da cadeira e da mesa e outras características necessárias à manutenção de uma boa postura.

No caso do uso de computador portátil é preciso ainda mais cuidado: é aconselhável utilizar o notebook em um suporte específico (sempre com a tela na altura dos olhos) e não sobre as pernas, por exemplo. O mesmo cuidado vale para smartphones, nunca se deve inclinar o pescoço para alcançar a tela, isso prejudica a coluna cervical. Também é importante fazer pausas durante o uso do computador para alongar a coluna, evitando os riscos de incômodos na região.

– Dormir em posição errada

Quem nunca acordou com aquela dor nas costas ou no pescoço? O que muitas pessoas não sabem é que a posição na hora de dormir é o que faz toda a diferença. Para dormir, a melhor posição é a deitada completamente de lado, pois é possível manter a coluna vertebral mais alinhada. Nesta posição, o travesseiro deve ter a altura do ombro para que a cabeça não fique inclinada. Também é importante colocar um travesseiro entre os joelhos, manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado.

Dormir de barriga para cima não é muito aconselhável, mas se esta for a sua posição preferida, opte pelo uso de um travesseiro mais baixo sob a cabeça para não promover tensões à musculatura cervical e outro travesseiro embaixo dos joelhos para relaxar os músculos da lombar e das coxas. A posição de bruços é a mais prejudicial para dormir e mesmo que você se sinta, aparentemente, confortável nela, procure evitá-la, pois os prejuízos à coluna e a outras regiões do corpo são bem mais prováveis de surgir.

– Ausência de exercícios físicos e má alimentação

Se você não pratica alguma atividade física regularmente e ainda consome alimentos pobres em nutrientes ou se alimenta sem qualquer controle equilibrado de horas, a sua coluna e o seu corpo inteiro estão suscetíveis às dores e outros problemas graves. Ser sedentário compromete a saúde. Os exercícios físicos ajudam bastante no fortalecimento da coluna e do corpo, por isso, vale à pena investir na prática regular de uma atividade física. E não se esqueça de cuidar da sua alimentação para evitar, inclusive, o sobrepeso que também traz malefícios à coluna vertebral.

Existem muitas outras formas de prejudicar a própria coluna no dia a dia. A dica é atentar, especialmente, para a boa postura em tudo que for fazer.

A RPG Souchard é bastante indicado nos casos de desvios posturais e dores na coluna. O trabalho de fisioterapia manual realizado dentro da Reeducação Postural Global ajuda a aliviar não somente a dor, como também beneficia a capacidade funcional das diferentes estruturas do corpo, o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos pacientes. Muitos são os relatos que desde a primeira sessão há grande melhora na mobilidade e no controle da dor.

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