Textos para pacientes

Hérnia de Disco Extrusa: causas, sintomas e tratamento

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

hernia-de-disco-extrusaOs discos intervertebrais estão localizados entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares e têm como função essencial evitar o atrito entre uma vértebra e outra, amortecendo quaisquer impactos que possam incidir sobre a coluna. No que se refere à natureza dos discos, tratam-se de estruturas constituídas por tecido cartilaginoso e elástico. Se os discos estiverem saudáveis (constituído por um núcleo gelatinoso revestido por um ânulo fibroso mais resistente), eles permitem os movimentos da coluna em diferentes eixos de rotação. Entretanto, em decorrência do envelhecimento e da realização de movimentos repetitivos ao longo do tempo, o disco intervertebral tende a sofrer, naturalmente, um desgaste cada vez mais intenso, podendo resultar na formação de hérnias de disco.

Etapas da hérnia de disco

Caso a hérnia de disco simples não receba um tratamento adequado, a probabilidade para o surgimento da hérnia de disco extrusa é bem maior.

1ª Fase – Abaulamento Discal: Nesta etapa tem início, de fato, a patologia. É quando o disco intervertebral, em virtude do envelhecimento e de outros fatores, como movimentos repetitivos, tabagismo e obesidade, começa a apresentar fissuras em suas fibras, levando o disco à forma de arco.

2ª Fase – Protusão Discal: O abaulamento já é maior, podendo atingir até mesmo os nervos, a medula e o saco dural (canal medular). Nessa fase, normalmente tem início a degeneração discal. A doença está em estágio mais avançado.

3ª Fase – Hérnia de Disco: É a fase onde ocorre a extrusão do disco intervertebral, já em estágio avançado de degeneração. O núcleo pulposo migra de sua posição normal no centro do disco para a periferia, levando à compressão das raízes nervosas e caracterizando a hérnia de disco.

4ª Fase – Sequestro ou Fragmento: É quando a parte do disco que se encontrava extruso se separa do disco, comprometendo ainda mais as estruturas nervosas. Essa é a etapa mais rara, mas que dependendo da posição do fragmento pode gerar efeitos graves, sendo necessários tratamentos que promovam a descompressão das estruturas afetadas, retirando-se o fragmento da hérnia.

Por se tratar de um estágio mais avançado da hérnia de disco, os sintomas são bem mais severos. As dores afetam a região comprometida da coluna ou ainda um membro relacionado aos nervos afetados. Outros sintomas ainda incluem formigamentos intensos e também a redução significativa do tônus muscular associado ao local da hérnia de disco extrusa.

Tratamento para hérnia de disco extrusa

O primeiro passo é cuidar da postura no dia a dia, adotando medidas básicas de posicionamento do corpo durante a execução de movimentos simples e de rotina.

A Reeducação Postural Global (RPG Souchard) é uma ótima alternativa para quem deseja mais qualidade de vida. Trata-se de uma técnica que tem como principal objetivo prevenir e combater as dores advindas de problemas na coluna que têm origem em desvios posturais. A RPG Souchard oferece uma nova conscientização postural e trabalha sem o uso de medicamentos. São realizados, apenas, trabalhos respiratórios, posturais e alongamentos. Lembrando que a técnica não ajuda somente a tratar as dores, ela é uma forte aliada na hora de prevenir!

Encontre um fisioterapeuta