Textos para pacientes

Hérnia de hiato: você sabe o que é?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

hernia-de-hiato-RPG-SouchardO diafragma é o músculo que utilizamos na respiração e que separa o tórax do abdômen.  A hérnia de hiato surge quando parte do estômago sofre uma projeção para dentro do tórax através de um orifício no diafragma. As causas para o aparecimento da hérnia de hiato não são, totalmente, conhecidas, mas alguns casos estão associados a um tecido enfraquecido que acaba favorecendo o inchaço do estômago através do diafragma: a pressão exercida sobre o estômago acaba contribuindo para o surgimento da hérnia de hiato. Fatores que também podem facilitar o aparecimento da hérnia de hiato são: avanço da idade, sobrepeso, traumas abdominais, distúrbios e erros alimentares (como o excesso de alimentos antes de deitar), dentre outros.

Qual a origem do nome da hérnia de hiato?

O hiato esofágico é um orifício presente no diafragma, através do qual o esôfago penetra na cavidade abdominal e se liga ao estômago. Em torno desta abertura existe um tecido muscular que, uma vez fraco, promove o aumento do orifício e leva à projeção da região superior do estômago para o interior da cavidade torácica, dando origem à chamada hérnia de hiato.

Dentre os principais sintomas da hérnia de hiato, estão:

– Refluxo de ácidos;

– Azia;

– Halitose (mau hálito);

– Eructações (liberação de gases);

– Fadigas e dor no peito;

– Rouquidão ou pigarro;

– Dificuldades para engolir um alimento ou mesmo para respirar;

– Tosse ou sensação de vômito (caso o refluxo dos ácidos estomacais alcancem a garganta);

– Úlceras e esofagite (se a azia for crônica).

Algumas recomendações:

Medidas como redução de peso, prática regular de atividades físicas e uso de roupas e acessórios menos apertados, por exemplo, podem atuar de modo preventivo à hérnia de hiato. Mais dicas:

– Não fumar;

– Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições;

– Evitar o consumo de álcool e/ou bebidas gaseificadas;

– Não se alimentar de refeições gordurosas ou com excesso de condimentos e frituras.

A RPG Souchard trata o indivíduo como um todo, utilizando micro ajustes em alongamento com o paciente nas posições sentada, deitada ou em pé. Técnicas específicas utilizadas em cada sessão, de acordo com as necessidades dos diferentes pacientes, ajudam a equilibrar as tensões do estômago, favorecendo a redução da hérnia de hiato e a restauração das funções de todo o aparelho digestivo.

Leia também:
Como é o tratamento com a RPG Souchard?
A verdadeira Reeducação Postural Global
5 motivos para fazer RPG Souchard

Encontre um fisioterapeuta