Textos para pacientes

Hipercifose torácica e o tratamento com fisioterapia

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

hipercifose-toracicaA hipercifose torácica é definida como um aumento da curvatura no plano sagital da coluna torácica. Uma cifose torácica média apresenta 37° Cobb (método de avaliação e quantificação dessa curva).  Sendo que alguns autores determinam entre 20º a 50º Cobb o limite entre o fisiológico e o patológico. Esta desenvolve-se, com maior frequência, em pessoas idosas, sendo mais acentuada nas mulheres.

As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento e suas amplitudes variam de indivíduo para indivíduo. Dessa forma, é necessário levar em consideração a variedade fisiológica para classificar essas curvaturas em patológicas e não patológicas. As hipercifoses patológicas podem ser divididas em dois grandes grupos, aquela em que o caráter patológico se deve a importância de sua curvatura e aquelas em que a característica patológica é inegável como nos casos de doenças congênitas ou adquiridas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da curvatura acentuada. Podem ser ocasionadas, também, pela adoção de posturas inadequados e condicionamento físico insuficiente.

Hipercifose secundária a patologias

Algumas doenças podem levar a uma deformidade da coluna, como é o caso da osteoporose e da espondilite anquilosante, que através de processos degenerativos, alteram a morfologia das vértebras. A constituição da coluna vertebral pode sofrer inúmeras alterações em sua constituição a partir do enfraquecimento muscular e das alterações osteoarticulares.

Hipercifose e postura

O tipo mais comum de cifose é a postural, conhecida também pela denominação de dorso curvo postural. Na verdade não é uma patologia definida da coluna, mas a posição em que o indivíduo desempenha as suas atividades rotineiras é que pode causar essa curvatura.

O cuidado pessoal com a coluna é fundamental no tratamento e na prevenção dos problemas de coluna: atentar-se com maneira correta de sentar, de apanhar algo no chão ou de carregar um peso, de deitar ou de dirigir automóvel, constituem o primeiro passo que leva aos bons resultados terapêuticos. A boa postura não deve ser um fim em si mesmo, mas uma parte do bem estar geral do indivíduo (Kendall, 1997).

O tratamento com fisioterapia e RPG

Grande parte das hipercifoses torácicas são corrigidas pelo tratamento fisioterapêutico. Na literatura aborda-se técnicas de fortalecimento muscular dos músculos próximos da coluna, bem como os abdominais e demais estabilizadores; orientações posturais; mudanças de hábito com o uso de colchões e palmilhas.

Uma técnica muito reconhecida e difundida pelo mundo é a Reeducação Postural Global (RPG) que é um método totalmente isento de medicamentos e que consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, o que permite a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural. A RPG representa uma série de exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo.

Encontre um fisioterapeuta