Textos para pacientes

Lombalgia: como a RPG Souchard ajuda no tratamento?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

lombalgia-rpg-souchard-tratamentoA dor nas costas ou Lombalgia é um incômodo presente no dia a dia de milhões de brasileiros, estando entre as principais causas a má postura e hábitos sedentários, dentre muitos outros.

OS RISCOS DA MÁ POSTURA

Se, normalmente, você adota hábitos posturais inadequados no trabalho ou na escola, durante as atividades rotineiras e enquanto dorme ou dirige, por exemplo, os riscos à coluna são certos.

Dentre as principais funções inerentes à coluna vertebral, podemos mencionar o suporte do peso do corpo; a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais; a promoção de maior flexibilidade ao corpo e também o papel fundamental na locomoção e na postura. Os hábitos incorretos de postura podem contribuir para o surgimento de desvios anormais na coluna: acentuando as curvas (normais) já existentes, gerando a hiperlordose ou a hipercifose, por exemplo ou tornando as curvaturas pouco evidenciadas, neste caso a coluna é reta.

Os desvios posturais, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso ocorre porque diante do desequilíbrio postural o corpo buscará, naturalmente, compensações a fim de manter o indivíduo em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos). Além disso, os desvios posturais poderão acarretar, com o passar do tempo, pressão entre as vértebras, gerando a famosa lombalgia.

Leia também: Você cuida da sua postura?

O SEDENTARISMO TAMBÉM PREJUDICA A COLUNA

A ausência de uma prática regular de atividades físicas poderá gerar, em algum momento da vida do indivíduo, grandes malefícios à saúde e a coluna vertebral não está isenta. Exercícios físicos ajudam a desenvolver a musculatura de sustentação da coluna, tornando-a mais resistente e prevenindo, consequentemente, os riscos de doenças. Mas lembre-se: no caso de pessoas que já sofrem com problemas de lombalgia é fundamental que os exercícios sejam realizados com a supervisão de profissionais de fisioterapia ou de educação física.

PREVENINDO E TRATANDO A LOMBALGIA

O importante é jamais forçar demais, apenas, uma parte do corpo, os ossos têm que suportar pesos iguais. Quando você senta, por exemplo, nunca deve apoiar o peso somente em uma perna, deixando a outra solta. É fundamental o aprendizado do não desperdício de energia durante a execução de movimentos (durante a realização de algum exercício físico inclusive) ou em posição estática, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada.

A adoção de um estilo de vida mais saudável com dieta balanceada e evitando hábitos nocivos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, etc. podem reduzir as chances de surgimento de uma lombalgia. Lembrando ainda que as dores nas costas podem evidenciar a presença de problemas mais graves como a própria hérnia de disco. Daí a importância de seguir as recomendações de prevenção.

O tratamento com a RPG Souchard não se baseia no uso de medicamentos. O método propicia um alongamento global do corpo, contribuindo para o aumento da flexibilidade e, consequentemente, a amplitude de movimento articular. Além de se tratar de um dos métodos mais eficazes para o controle postural e alterações decorrentes da má postura.

A prática de uma reeducação postural propicia a percepção das conexões entre mente e físico. A RPG Souchard age conscientizando, posturalmente, seu corpo no espaço e prevenindo o aparecimento de lesões, estresse e também melhorando a imagem de si e a percepção dos outros. Tomar consciência dos movimentos que o corpo executa traz a capacidade de realizá-los de maneira mais adequada, sem desperdícios de energia.

Leia também:

O tratamento para Lombalgia com a RPG Souchard

5 motivos para fazer RPG Souchard

Encontre um fisioterapeuta