Textos para pacientes

Mulheres sem dor nas costas

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

mulheres-sem-dor-nas-costasNaturalmente, as mulheres tendem a ser mais cuidadosas do que os homens com a saúde de maneira geral, incluindo a atenção voltada à coluna. Mas a rotina de trabalho e os afazeres domésticos, muitas vezes, dificultam esses cuidados. Daí a necessidade de manter hábitos posturais corretos ao sentar ou na posição de pé, durante a realização de atividades do dia a dia ou no trabalho. O objetivo é minimizar os riscos de comprometimento da coluna em todas as situações. Outros cuidados para evitar a dor nas costas são: moderar o peso da bolsa e o uso de salto alto, optar por uma alimentação equilibrada e selecionada e pela prática regular de atividades físicas, evitando a obesidade – o excesso de peso do corpo é um grande vilão para a coluna, em virtude do sobrecarregamento que exerce sobre a mesma.

 

Atividades domésticas também contribuem para a dor nas costas

A posição mais perigosa para a coluna é a curvada para frente, usada, normalmente, para lavar louças e roupas, cortar e preparar alimentos, lidar com crianças, varrer, dentre outras atividades corriqueiras do dia a dia. Alturas inadequadas de bancadas, pias e vassouras, por exemplo, também podem provocar dores na coluna por curvá-la demais para a frente.

A maior parte dos objetos de limpeza doméstica não são reguláveis para atender às necessidades individuais de cada mulher que possui estrutura corporal diferente uma das outras. Então, a dica é adaptar os objetos durante a limpeza, explorando, ao máximo, a postura correta em todas as atividades.

 

Bonita, mas sem dor nas costas

 

O salto alto é um amigo inseparável de quase todas as mulheres. Mas é preciso evitar os mais finos, dando preferência aos mais largos e mais baixos, alternando com sapatos rasteiros.

Já para as bolsas, vale à pena tomar os cuidados de reduzir a quantidade de objetos que se carrega dentro, alternar o acessório entre os ombros para manter o equilíbrio e considerar o uso de bolsas com alças mais largas, uma vez que estas distribuem o peso por uma área maior. É importante também ressaltar que quando falamos em bolsas, maior não é melhor. E ainda que a bolsa seja grande, a mulher não precisa carregar muitas coisas dentro dela. É possível ser elegante e ao mesmo tempo zelosa com a saúde.

 

RPG Souchard para a prevenção ou tratamento de dor nas costas

 

O método é indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares. A RPG é também bastante aplicada, atualmente, na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na reeducação pós-traumática.
Mulheres e também homens que já sofrem com algum problema na coluna ou que desejam investir na prevenção podem se submeter às sessões de RPG, passando inicialmente por uma avaliação detalhada sobre o seu quadro clínico.

Visite uma clínica neste link >> ww.rpgsouchard.com.br

Encontre um fisioterapeuta