Textos para pacientes

O seu pescoço dói?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

dor-no-pescoçoA dor no pescoço é um problema bastante comum e pode afetar qualquer pessoa. As causas envolvem diferentes fatores, podendo incluir, principalmente:

– Má postura

– Lesões;

– Estresse;

– “Efeito chicote” em um acidente de carro;

– Acidentes que envolvam alguma atividade esportiva;

– Gripe, fibromialgia, meningite, torcicolo, inflamação, hérnia de disco cervical, etc.

Acompanhando a dor podem surgir formigamentos, dormências e a irradiação do pescoço para outros membros, como braços ou mãos, por exemplo. Neste caso, a dor no pescoço pode ser um indício de problemas mais sérios.

Veja como aliviar a dor no pescoço:

– Procure massagear os pontos doloridos com as mãos;

– Faça alongamentos cervicais ao começar e ao terminar o dia;

– Olhe para os lados, virando o queixo;

– Levante o queixo para cima e para baixo;

– Vire a cabeça para os dois lados do ombro.

São alguns movimentos que podem ser feitos diariamente para melhorar os sintomas no pescoço. Outra atenção a ser dada é para a postura. Sentar com a coluna reta, encostando a base das costas no encosto da cadeira deve ser um hábito normal de nosso dia a dia, seja no trabalho, na escola ou em casa, lembrando sempre de levantar de vez em quando para mexer os braços e as pernas, alongando-se. Outros hábitos posturais também devem ser observados: como dormir, dirigir ou realizar atividades domésticas adotando uma postura correta. E, finalmente, espante a ansiedade e o estresse de sua vida, procurando atividades físicas e momentos de relaxamento.

Mas atenção! Se a dor no pescoço é crônica e duradoura é importante buscar ajuda médica para realizar exames específicos que possam diagnosticar o problema. O fisioterapeuta e outros profissionais da saúde podem auxiliar com técnicas apropriadas no tratamento ou mesmo na prevenção de diferentes patologias na região afetada, beneficiando, assim, a qualidade de vida do paciente.

Alongamento correto:

– Ao caminhar ou praticar corrida, mantenha a cabeça erguida e o pescoço relaxado. Nunca projete o pescoço para frente;

– A maioria dos alongamentos deve ser mantida por 30 a 60 segundos;

– Nunca tranque os joelhos ao realizar alongamentos;

– Movimentos de balanço durante os alongamentos podem na realidade tornar a pessoa mais tensa do que flexível;

– Fazer alongamentos não é competir.

RPG Souchard

A Reeducação postural global é um método que trabalha com a identificação e o alongamento dos músculos considerados responsáveis pela alteração postural e o objetivo não é, apenas, aliviar a dor, mas diagnosticar sua causa para um tratamento global.

Os movimentos realizados ajudam o paciente no tratamento do problema e, principalmente, na prevenção. Isso ocorre por conta de um dos focos trabalhos na RPG, que é a consciência corporal que o indivíduo adquire.

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