Textos para pacientes

Patologias no ombro? Conheça o tratamento com a RPG Souchard

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

patologias-no-ombro-rpg-souchardAnatomia do ombro

Dentre as diversas articulações do corpo humano, o ombro apresenta a maior amplitude de movimento, capacidade que pode ser, justamente, um grande fator de risco para a incidência de patologias na região.

As estruturas dos ombros são: ossos e articulações (camada mais profunda); ligamentos e cápsula articular; tendões e músculos. O ombro consiste, portanto, em uma estrutura bastante complexa que, uma vez sadio, viabiliza uma máxima amplitude. O problema consiste no surgimento de doenças que tendem a comprometer a funcionalidade da região, em virtude das dores e demais sintomas provenientes das patologias.

Movimentos comprometidos

Movimentos simples do ombro incluem: abdução (abrir), adução (fechar), rotação interna  e externa. Além dos movimentos conjugados que permitem mais de um ao mesmo tempo, como adução com rotação externa, por exemplo.

Entretanto, para que estes movimentos ocorram naturalmente é necessário que exista uma integridade muscular, óssea, tendínea e articular. Qualquer anormalidade na região tende a comprometer essa integridade e afetar a mobilidade do ombro.

O tratamento com a RPG Souchard

A Reeducação Postural Global (RPG Souchard) consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento muscular das estruturas retraídas. Este, por sua vez, permite a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

Essa técnica revolucionária que considera todos os sistemas como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

Dessa forma, patologias como ombro congelado, síndrome do impacto e tendinopatias dos músculos da região do ombro são muito abordadas com a RPG. Melhorando não somente a dor, como a função, o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos pacientes. Muitos são os relatos que desde a primeira sessão há grande melhora na movimentação e controle da dor. Com o trabalho continuado, as funções laborais, as quais muitos se afastam, são retomadas e os resultados são visíveis, não somente na região dos ombros, mas em todo o corpo.

Encontre um fisioterapeuta