Textos para pacientes

Preparação para o Pós-parto com a RPG Souchard

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

pós-parto-rpg-SouchardPopularmente conhecido como pós-parto, o puerpério é um período no qual o corpo busca voltar ao seu equilíbrio anterior à gravidez.

A gestação é um dos períodos mais incríveis na vida de qualquer mulher. A fase gera muitas sensações e lindas experiências, mas também traz alguns desconfortos bem típicos da gravidez: o crescimento do bebê aumenta o peso da mulher, provocando uma incidência frequente de dores nas costas e também em outras regiões do corpo. É natural que a gestante sofra mudanças em seu corpo para acomodar e nutrir o bebê, e se as estruturas corporais não estão bem preparadas para essas alterações, as dores são inevitáveis, principalmente na região lombar! Essas reações dolorosas também podem ser provenientes de tensões musculares, em virtude de desvios posturais já existentes ou adquiridos durante o período gestacional.

Mas a gestante não precisa conviver com esses incômodos, pois os efeitos das mudanças podem ser amenizados, aumentando o bem-estar durante a gravidez e na hora do parto e proporcionando uma recuperação mais rápida no pós-parto. E quem garante isso é o trabalho realizado com a RPG Souchard que contribui para tornar a gravidez bem mais saudável, atuando sobre os desconfortos hormonais, musculares, circulatórios, posturais e também emocionais.

– Durante a gravidez

A RPG Souchard trabalha o relaxamento das costas; previne o surgimento de varizes, o inchaço nas pernas e câimbras; ajuda a manter a força, a flexibilidade e o tônus muscular; auxilia no controle do peso; melhora a capacidade respiratória; proporciona um alongamento global que contribui para melhorar o alinhamento corporal, beneficiando a postura, o equilíbrio e reduzindo as limitações funcionais; a melhora da postura, por sua vez, ajuda a reduzir as dores nas costas e o posicionamento de deitar, garantindo um sono tranquilo; atua diretamente no sistema circulatório, contribuindo para evitar o desenvolvimento de hipertensão, hipotensão, hemorroidas e outras complicações; trabalha o lado psicológico da gestante para que ela perceba e aceite melhor as mudanças naturais em seu corpo.

Veja os cuidados com a postura durante a gravidez

– Na hora do parto

Muitas mulheres que se submeteram à RPG Souchard afirmam que tiveram um parto bem mais rápido e confortável, em contraste às mulheres que, apenas, seguiram as recomendações de rotina do pré-natal. O trabalho com a respiração também faz com que o diafragma desça em melhor direção, como um para-quedas, em direção à saída para ajudar na expulsão do bebê.

– No pós-parto

Durante a gestação, o peso do bebê e dos anexos embrionários, como a placenta, sobrecarrega a musculatura do assoalho pélvico durante alguns meses. Se essa musculatura não está forte o suficiente para responder aos esforços, acaba acumulando lesões e enfraquecendo de modo progressivo. O trabalho de parto, vaginal ou cesáreo, é considerado ainda o maior responsável por lesões do assoalho pélvico. Com o trabalho da RPG Souchard, o assoalho pélvico se torna bem mais forte e, uma vez fortalecida, essa musculatura permite uma recuperação bem melhor e mais rápida.

A RPG Souchard reforça a sustentação da bexiga e do intestino, fortalecendo a região genital e reduzindo alguns possíveis riscos no futuro, como a incontinência urinária ou a queda da bexiga. O trabalho de alinhamento postural é também indispensável para evitar dores, pois manter uma postura adequada é importante em todas as atividades que agora a mamãe vai realizar: amamentar, trocar fraldas, lavar e cuidar das roupinhas, acessórios e outras particularidades do bebê, carregar o recém-nascido, etc. 

Encontre um fisioterapeuta