Textos para pacientes

Boa postura na hora de dormir

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

postura ao dormir
Dormir bem é fundamental para a saúde, melhora a qualidade de vida, deixa o corpo mais bonito e auxilia na boa postura. Bons hábitos de sono são muito importantes e contribuem para o bem estar durante o dia. Quando dormimos nossas articulações e músculos descansam, como se preparando para suportar o peso do corpo. O uso de travesseiros na altura, tamanho e densidade também deve ser observados.  Ele não pode ser muito mole nem muito rígido, precisa ser macio para permitir que sua coluna repouse e acompanhe suas curvas. O certo é ter a altura correspondente à distância entre seu ombro e pescoço.

Não deixa de ser complicado falar em uma postura ideal para dormir, pois não estamos conscientes das nossas ações quando dormimos, mas algumas medidas e comportamentos podem ser mudados com este objetivo. A posição mais indicada para dormir é de lado, com as pernas dobradas à aproximadamente 90º e com um travesseiro entre os joelhos, para ajustar a distância da largura entre os joelhos com a dos quadris, evitando qualquer rotação na região lombar. A coluna deve estar alinhada com a cabeça. O colchão precisa ser adequado ao peso da pessoa. Se a pessoa sente desconforto no pescoço ou na região cervical, pode-se utilizar um travesseiro a frente do corpo para descanso do braço.

Outra opção pode ser de dormir de barriga para cima com o uso de um travesseiro abaixo da cabeça e outro abaixo dos joelhos, de forma que a região lombar fique bem apoiada e descansada. Deve ser evitada a posição de barriga para baixo, pois gera uma sobrecarga na região lombar e uma amplitude de movimento lateral muito grande para um dos lados do corpo.

A atitude de dormir bem posicionado, assim como tudo na vida, exige treinamento até que seu corpo se acostume e não volte mais para posição errada. Afinal é comum mudarmos de posição enquanto dormimos e o treino diário faz com que nosso corpo se acostume às novas posições e consequentemente as noites de sono serão mais bem dormidas. Com estas pequenas mudanças seu corpo será mais agradecido e saudável.

Como é o tratamento de RPG?
A RPG deve ser aplicada por fisioterapeutas RPGistas, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

Encontre um fisioterapeuta