Textos para pacientes

Postura errada: CUIDADO!

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

Corpo bonito nem sempre é saudável, mas um corpo saudável é sempre bonito.

postura-errada-cuidadoVocê procura adotar uma dieta saudável para manter a boa forma e a saúde em alta? Essa atitude é fundamental para o sucesso do seu objetivo, mas saiba que não é, apenas, isso. Seu corpo pode ser forte e musculoso, mas se as estruturas e órgãos que o compõem não estiverem em bom estado, de nada adiantará o excesso de dietas, a intensa prática de atividades físicas ou mudanças de hábitos errados, como o consumo de álcool e o tabagismo, por exemplo.

Com uma postura errada é muito difícil manter o corpo saudável. Ainda que ingeridos, os nutrientes da comida não conseguem ser absorvidos e circular livremente pelas veias, uma vez que estas podem estar obstruídas pelas vértebras mal empilhadas. Órgãos como estômago, pulmão e intestino podem estar amassados, dificultando o correto funcionamento. Sem falar nas dores lombares ou cervicais que sempre surgem como consequência dos vícios posturais. Ou seja, sua estética pode expressar beleza, mas não, necessariamente, saúde.

Postura errada? Seu corpo padece

Todas as partes do corpo estão interligadas. Portanto, se você não utiliza uma postura adequada ao trabalhar, estudar ou realizar atividades corriqueiras, todo o seu corpo poderá ser afetado. As dores nas costas, por exemplo, podem ser reflexo de problemas em outros lugares. Veja algumas estruturas afetadas pela postura errada:

– Coração: implica tendência ao aumento da pressão sanguínea e do colesterol.

– Coluna: contribui para o aumento das curvaturas naturais (que resulta em hipercifose, hiperlordose e escoliose) gerando desgaste articular e comprimindo órgãos; produz tensão muscular; ocasiona o surgimento de doenças como hérnia de disco e bico de papagaio.

– Pulmão: o indivíduo não consegue inflar completamente o pulmão, o que interfere no processo da respiração: ele passa a respirar menos e o próprio sangue se torna pobre em oxigênio, enfraquecendo o organismo.

– Pernas: sentar com postura inadequada, por exemplo, causa má circulação, gerando inchaço nas pernas e nos tornozelos.

– Sentidos: a tensão que a má postura causa acaba prejudicando até mesmo os sentidos, como a visão, por exemplo, afetada por um pescoço muito tensionado que não permite que a cabeça vire facilmente para um maior ângulo visual.

Como corrigir a postura errada?

O importante é jamais forçar demais, apenas, uma parte do corpo, os ossos têm que suportar pesos iguais. Quando você senta, por exemplo, nunca deve apoiar o peso somente em uma perna, deixando a outra solta. Por isso, é fundamental o aprendizado do não desperdício de energia durante a execução de movimentos ou em posição estática, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada.

A Reeducação Postural Global (RPG Souchard) tem por objetivo tanto prevenir as eventuais consequências da má postura quanto combater as diversas dores relacionadas às patologias tratáveis por fisioterapia. Com exercícios práticos, o método permite a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura, identificando e alongando a musculatura responsável pela alteração postural. O tratamento com a RPG Souchard é personalizado, de acordo com as necessidades e respostas evolutivas de cada paciente e cada sessão dura, em média, 1 hora com posições variadas que vão desde a sentada, no chão, deitada e até mesmo em pé.

Encontre um fisioterapeuta