Textos para pacientes

Postura ideal ao usar o computador

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postura correta computadorNa rotina estressante de trabalho atualmente é comum a permanência em posturas inadequadas e por longo período. Tais posturas levam a sobrecargas articulares e musculares, o que gera dor.

O número de indivíduos com algum Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) vem aumentando a cada ano, por isso, é importante a prevenção, adotando posturas adequadas no ambiente de trabalho e domicílio, respeitando as pausas, cuidando das estruturas mais sobrecarregadas e manter hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos. É possível utilizar o computador com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:

Postura Ideal

  • Mantenha uma boa postura ao sentar, utilizando uma cadeira com encosto.

  • Mantenha seus pés apoiados em um suporte para pés, reduzindo, assim, a sobrecarga na coluna.

  • Evite movimentos rotacionais com o tronco e pescoço, deixando o que for necessário próximo ao seu alcance a frente, ou girar a cadeira para pegar algum objeto em outro local.

  • Mantenha os ombros relaxados, com os cotovelos ao lado do corpo, apoiados, de preferência em uma cadeira com braços.

  • O teclado deve, preferencialmente, ficar inclinado, para que os cotovelos mantenham-se apoiados e o antebraço relaxado, mantendo um ângulo de, aproximadamente, 100 graus.

  • Os pulsos devem permanecer em posição neutra ao digitar ou usar o mouse. Utilizando apoio para os pulsos ao digitar e apoio em mousepad adaptado ao utilizar o mouse.

  • O monitor deve ser elevado até a altura dos olhos, a fim de que o pescoço permaneça em posição neutra

Ritmo de Trabalho

  • Trabalhe em ritmo razoável, fazendo pausas ao longo do dia, a cada 40 minutos, pelo menos, utilizando esse tempo para levantar-se, ir ao banheiro, ou beber água.

  • Procure fazer duas vezes ao dia, pelo menos, pausas para alongamentos e outras atividades alternativas.

Técnica e Ambiente de Trabalho

  • Reduza o número de movimentos repetitivos, com atalhos e programas especializados. Bem como, dividir as funções entre teclado e mouse.

  • Mantenha os dedos e articulações relaxadas enquanto digita, não batendo com muita força, o que gera tensão nos tendões.

  • Nunca segure nada nas mãos enquanto digita, nem fale ao telefone, segurando este com o pescoço.

  • Descanse os olhos, não olhando sempre fixamente à tela, dividindo a visualização com outros objetos de trabalho.

  • Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.

  • Personifique seu computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade, tamanho do ponteiro do mouse e as cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.

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