Textos para pacientes

RPG Souchard na Discopatia Degenerativa

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

A discopatia degenerativa é o processo de desgaste dos discos intervertebrais. Pode ocorrer naturalmente, conforme o envelhecimento, mas também pode ser gerado por diferentes fatores que cooperam para a condição progressiva de lesões e rupturas.

Estruturas que determinam o processo de degeneração

 

discopatia-degenerativa– O núcleo pulposo é a parte central do disco e é composto de cartilagem que contém uma alta concentração de proteoglicanos. Essa proteína tem a capacidade de reter a água e, consequentemente, hidratar o núcleo pulposo, mantendo, assim, o centro do disco esponjoso e flexível. Dessa forma, nossos discos são capazes de absorver choques, traumas rotacionais e auxiliar os movimentos das vértebras.

– O anel fibroso retém o núcleo pulposo. Ele é formado por um traçado de fibras entre as suas próprias paredes que permite a movimentação da coluna para frente e para trás. Esse anel é composto por duas partes: uma interna, próxima ao núcleo, e outra externa, mais densa e espessa. A perda da integridade dessa parede leva à saída do líquido gelatinoso para o meio externo. Quando isso acontece, chamamos de hérnia de disco.

– A terceira estrutura é composta pela parte inferior e superior do corpo vertebral, chamada de placa terminal. Ela é composta de uma cartilagem muito semelhante às das nossas articulações, chamada de cartilagem hialina. O núcleo gelatinoso é contido pelo anel fibroso e a placa terminal da vértebra superior e da vértebra inferior. As duas placas terminais são importantes para manter a hidratação do disco, pois, por meio delas, ocorre o processo de difusão, suprindo, dessa forma, a falta de vascularização existente nos discos intervertebrais.

 

Fatores de risco

 

Além do envelhecimento natural, há alguns fatores que podem acelerar o processo de discopatia degenerativa: má postura, trabalhos sedentários, movimentos repetitivos em flexão, traumas sobre a coluna, desconhecimento da ergonomia, estresse, dentre outras causas.

 

Sintomas

 

A principal manifestação do problema é a dor na coluna. O paciente pode sentir dores nas costas ou no pescoço, dependendo da localização da degeneração. Outros sintomas podem incluir formigamentos, dormências, restrição de movimentos e até a irradiação dos sintomas para outros membros, de acordo com o local afetado da coluna. Mas, dependendo da gravidade do problema, há casos em que a discopatia degenerativa nem evidencia sintomas.

 

O diagnóstico

 

O paciente tem o seu histórico avaliado e, através de exames clínicos, o problema pode ser identificado. Os principais exames solicitados incluem: radiografias, tomografias computadorizadas e ressonância nuclear magnética da coluna.

 

Tratamento para a discopatia degenerativa

 

discopatia-degenerativaO principal tratamento é realizado com a fisioterapia. A RPG Souchard oferece muitos benefícios aos pacientes com esse problema, através de exercícios específicos de alongamento, utilizando diferentes posturas para corrigir deformações e dores na coluna. O método só é aplicado após uma avaliação minuciosa do quadro do paciente, a fim de que o atendimento seja inteiramente personalizado para as suas necessidades individuais.

O trabalho de fisioterapia manual realizado dentro da RPG Souchard ajuda a aliviar não somente a dor, como também beneficia a capacidade funcional das diferentes estruturas do corpo, o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Encontre um fisioterapeuta
Textos para pacientes

O seu pescoço dói?

A dor no pescoço é um problema bastante comum e pode afetar qualquer pessoa. As causas...[+]

Textos para pacientes

RPG Souchard na Discopatia Degenerativa

A discopatia degenerativa é o processo de desgaste dos discos intervertebrais. Pode ocorrer...[+]

Textos para pacientes

Tecnologia x Saúde: crianças e adolescentes...

O público em geral parece cada vez mais envolvido com as novas tecnologias. Não importa a...[+]

Textos para pacientes

É possível prevenir a dor nas costas

A dor nas costas pode estar associada à presença de alguma patologia na coluna vertebral....[+]

Textos para pacientes

Os benefícios da RPG Souchard ao paciente com...

Você já ouviu falar na “síndrome do joelho de corredor”? A expressão popular faz...[+]

Textos para pacientes

Conheça a respiração utilizada na RPG

Você conhece a RPG Souchard? O método de Reeducação Postural Global é conhecido por suas...[+]

Precisando de Ajuda?