Textos para pacientes

RPG Souchard nos quadros de LER/DORT

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

rpg-souchard-ler-dortPessoas que desempenham serviços pesados, repetitivos ou que exigem a permanência em posições incorretas e prolongadas são as principais afetadas por doenças como tendinite, bursite, tenossinovite, dedo em gatilho, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dentre outras. Dessa forma, é cada vez mais incidente na população o que denominamos de LER/DORT (lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho, respectivamente).

Mecanismos de agressão provocados no ambiente de trabalho ou durante tarefas do dia a dia que impliquem muita força na execução, postura inadequada ou mesmo estresse podem levar o indivíduo à condição de dor e inflamação, alterando, inclusive, a capacidade funcional da região comprometida.

Profissionais que trabalham digitando no teclado do computador por longas horas, por exemplo, são fortes candidatos às lesões de punho, como a tendinite (inflamação ou irritação de um tendão) e a tenossinovite (tendinite acompanhada por uma inflamação na bainha que envolve e protege os tendões). Nesse caso, o serviço desempenhado poderá contribuir ao surgimento de pequenos e repetidos traumatismos, gerando inflamação e o consequente desenvolvimento da doença.

Quais sintomas podem assinalar o surgimento dessas patologias?

Geralmente, as principais regiões mais comprometidas pelas lesões são os cotovelos, punhos, pescoço e coluna lombar. Dentre os principais sintomas, podemos mencionar:

– Surgimento de dor intensa que também pode irradiar para toda a musculatura ao redor da região afeatada;

– Inchaço e rigidez local;

– Espasmos;

– Fadiga e sensação de peso;

– Redução de força ou dificuldades para movimentar o membro acometido;

– Alteração da sensibilidade;

– Vermelhidão no local.

Há tratamento para as LER/DORT?

O ambiente de trabalho inadequado é o maior causador de lesões. Mobiliário não adaptado, repetição das atividades, má divisão das tarefas, cobrança por produtividade, pressão por resultados e sobrecarga física são alguns dos fatores que levam o profissional a desenvolver algum quadro de LER/DORT.

A RPG Souchard é o método que tem se mostrado eficaz tanto na prevenção, a fim de fortalecer a musculatura estática (responsável pela postura) e evitar o surgimento das lesões, quanto no tratamento de pacientes com quadros de LER/DORT.

Além de orientar o indivíduo à adoção de cuidados posturais durante as atividades do dia a dia, no trabalho ou em casa , a RPG Souchard proporciona a distensão muscular, o alinhamento das estruturas músculo-esqueléticas, o alívio de tensões e estresse, a melhora da mobilidade articular e o aumento da consciência corporal, dentre outros benefícios.

A melhor maneira de prevenir os quadros de LER/DORT é cuidar da ergonomia no ambiente de trabalho, através da organização dos materiais utilizados (máquinas, objetos e móveis) e da maneira de execução das atividades, observando a postura correta e o excesso de carga horário. Os cuidados, contudo, devem ser tomados em qualquer ambiente e durante todas as atividades do dia a dia.

Encontre um fisioterapeuta