Textos para pacientes

RPG Souchard no pré e no pós-parto

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

Você sabia que a RPG também é indicada para mulheres grávidas, durante as fases do pré e do pós-parto?

PRÉ-PARTO

rpg-souchard-pré-pós-partoO corpo todo precisa estar nas melhores condições possíveis para garantir o conforto e a tranquilidade da gestante. Para isto, trabalhamos no sentido do reequilíbrio das tensões recíprocas do aparelho músculo esquelético, ou seja, as “posturas” e “auto posturas” da RPG-Souchard.

Reservamos uma atenção especial ao períneo, garantindo-lhe a melhor elasticidade possível, e à respiração, que é muito importante para o bom desenvolvimento da gravidez, favorecendo as trocas de oxigênio, e para o maior conforto durante todo o trabalho de parto e maior eficácia na fase de expulsão.

Durante o trabalho de parto e o parto a respiração:

1) induz ao relaxamento;
2) a descida do centro frênico é mais importante, o que determina maior pressão descendente;
3) o diafragma desce em melhor direção, como um paraquedas, em direção à saída para ajudar a expulsão;
4) isto também aumenta a pressão intra abdominal (as costelas não se abrem) e, portanto, “empurra” melhor; 
5) evita-se a contração reflexa do períneo, que se produz quando há bloqueio do centro frênico, durante um esforço (espirro, tosse, sopro forçado, etc).

Em geral, inicia-se a preparação no 4º mês até o 8º mês, com as posturas e a preparação específica. No 9º mês trabalhamos somente a respiração e o relaxamento do períneo.

A mulher preparada pode acompanhar melhor cada fase da evolução da gravidez e do parto, reconhecendo objetivamente suas sensações e escolhendo o que é melhor para si e para seu bebê.

PÓS-PARTO

rpg-souchard-pré-pós-partoA recuperação pós-parto também é uma preocupação da RPG Souchard, pois as mudanças e adaptações do corpo ocorridas durante a gravidez nem sempre se revertem da maneira mais adequada.

O fato de trabalharmos individualmente permite adaptarmos as solicitações a cada pessoa e a cada momento. A progressividade e suavidade garantem a aceitação do trabalho desde os primeiros dias após o parto, embora seja mais comum recebermos as mamães após o primeiro mês, por razões bem compreensíveis de adaptação às novas obrigações.

Encontre um fisioterapeuta