Textos para pacientes

RPG Souchard no tratamento de Espondilite Anquilosante

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

espondilite-anquilosanteA Espondilite Anquilosante consiste em uma doença inflamatória crônica que acomete, principalmente, o esqueleto axial, levando à limitação da mobilidade da coluna e incapacidade funcional. É comum a entesite (inflamação nos locais de inserção dos ligamentos, tendões no osso), responsável pelo quadro álgico dessa patologia na região lombar baixa, podendo acometer progressivamente, de forma ascendente a coluna dorsal e cervical. A doença também pode afetar as articulações de outras regiões, como quadris, ombros, joelhos e tornozelos.

O que a Espondilite Anquilosante provoca?

Essa doença ocorre, predominantemente, em homens brancos e jovens, geralmente, entre a segunda e terceira década de vida. Dentre as consequências da patologia podem surgir alterações posturais que geram incapacidades físicas, sociais, econômicas e/ou psicológicas, afetando, por sua vez, a qualidade de vida dos pacientes.

As alterações mais comuns são a retificação da lordose cervical (com projeção da cabeça para frente), acentuação da cifose dorsal, retificação da lordose lombar e flexão compensatória de quadril e joelhos.

Em casos mais raros a doença pode provocar também perda de apetite e peso corporal e febre baixa.

Tratamento com a RPG Souchard

No tratamento, o objetivo consiste em aliviar os sintomas decorrentes da doença e prevenir os riscos de deformidades como consequência de complicações. Nesse contexto, a fisioterapia é parte importante no tratamento da Espondilite Anquilosante. A Reeducação Postural Global (RPG), um método que utiliza alongamento baseado em avaliação de cadeias musculares com interferência importante nas alterações posturais, poderá ser uma alternativa complementar no tratamento dessa doença.

Recomendações

– Procure sempre praticar exercícios posturais e respiratórios regulares (orientados pelo fisioterapeuta), pois a imobilidade poderá aumentar a evolução da doença;

– Mantenha bons hábitos posturais em qualquer situação;

– Adote uma alimentação saudável para equilibrar o peso;

– Evite a automedicação, a assistência médica é primordial.

Encontre um fisioterapeuta