Textos para pacientes

RPG no tratamento de dores cervicais

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

Como a RPG pode auxiliar na redução de dores da coluna cervical. 


rpg-tratamento-dor-cervicalA dor na coluna cervical tem se tornado cada vez mais frequente na população em geral. Os sintomas mais comuns e de fácil diagnóstico são dor e rigidez na região do pescoço, que podem ou não irradiar para a região dos braços e ombros. Em grande parte dos casos, o problema tem resolução espontânea em poucos dias, não causando maiores complicações.  Entretanto, há situações em que o problema requer maiores cuidados, uma vez que fatores genéticos e até desconhecidos podem estar envolvidos.

Entendendo sua coluna cervical

Caracterizada pela forte flexibilidade, a coluna cervical permite a boa mobilidade da cabeça em diversos movimentos: flexionar para frente, estender para trás, girar e inclinar para os lados. Durante esses movimentos, as articulações da coluna devem trabalhar de maneira harmônica e estável para viabilizá-los de modo amplo, também auxiliando na proteção da medula espinhal, o conteúdo interno da coluna. 

O disco intervertebral é uma estrutura localizada entre duas vértebras cervicais, cujas funções principais no conjunto de vértebras é de “amortecedor” e de “estabilizador”, além de auxiliar na mobilidade entre essas vértebras. Com o passar dos anos, diferentes níveis de desgaste podem ocorrer no disco, em virtude de sua composição menos rígida e de sua característica mais móvel, ao contrário do osso e, assim, essa estrutura tende a se tornar mais fina ou até mesmo se deslocar do seu local natural, que é entre duas vértebras. Como resultado, as dores cervicais podem surgir. De igual modo, os ossos também podem sofrer desgaste, provocando degeneração da cartilagem, inflamações e alterações no formato ósseo. Apesar do caráter irreversível, essas alterações degenerativas do disco e do osso podem ser controladas e evitadas.

Causas da dor cervical

– Postura: A má postura na hora de dormir ou em frente o computador, no trabalho ou domicílio, pode gerar um torcicolo; a má postura na hora de dirigir ou em situações diversas do dia-a-dia, pode levar também a contraturas musculares.

– Avanço da idade: Com o envelhecimento, os ossos sofrem alteração no formato, isso é natural. Mas na coluna, essas alterações podem criar os famosos “bicos de papagaio” (osteófitos). A presença deles ocupa espaço, comprimindo as áreas onde estão presentes estruturas nervosas, o que causa dor, formigamentos, dormência e fraqueza. Outras doenças degenerativas, como hérnias de disco (deslocamento do disco do seu espaço habitual) e artrose também podem causar dor, à medida que envelhecemos.

– Lesões por esforços repetitivos e acidentes: A fadiga muscular proveniente da contração e do relaxamento, consecutivos e de modo repetitivo, gera rigidez e dor bem como o movimento súbito da cabeça ou pescoço em alguma direção.

Contraturas musculares ou torcicolo, estenose cervical, hérnia de disco cervical, traumatismos, doenças reumatológicas, infecções, neoplasias são exemplos de doenças da coluna cervical que mais causam dor. 

Tratando sua dor cervical com a RPG

O primeiro passo é obter um diagnóstico preciso acerca das causas da dor cervical, através da realização de exames com um profissional da área.

 A maior parte dos casos de dor cervical é tratada clinicamente com medicações, mas as medidas de correção postural são fundamentais. Quando a dor na coluna cervical está associada a cefaleias, zumbidos, tonturas, alterações no sistema auditivo e oftálmico pode estar ligada às DTMs. Nesse caso, como as DTMs estão associadas à postura corporal, a RPG pode ser empregada especificamente para essas disfunções, ao normalizar o eixo de gravidade e a função muscular da região.

A RPG promove o alongamento das cadeias musculares encurtadas, descompressão muscular e articular com as trações da cervical, reequilibrando um segmento corporal com o restante do corpo. Portanto, há diversas medidas e medicamentos para aliviar as dores cervicais, entretanto, se não houver uma reeducação postural, os resultados não serão satisfatórios, podendo haver recorrência de sintomas.

A Reeducação Postural Global trabalha o indivíduo como um todo: corrige as alterações posturais para combater as dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, além de melhorar o funcionamento do sistema respiratório, tratando a causa do problema e não resolvendo momentaneamente.

 

 

 

 

 

 

 

Encontre um fisioterapeuta