Textos para pacientes

O salto alto: elegância ou perigo?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

salto-alto-1A maior parte das mulheres é apaixonada por um salto alto. Ao usá-lo, a mulher ganha uma aparência elegante, sensual e feminina. Por isso, ele parece ser o “queridinho” de quase todas as mulheres que, muitas vezes, não saem de casa sem um. Mas apesar de se configurar como um símbolo de beleza e modernidade, o salto alto pode não ser muito saudável à coluna. Isso ocorre porque o seu uso (principalmente frequente) pode gerar uma alteração do centro de gravidade para frente e a mulher, por sua vez, precisa empinar o glúteo, na tentativa de compensar, o que provoca um aumento da lordose da coluna, aumentando a tensão sobre a musculatura. Como resultado surgem as dores e até problemas mais graves.

Outros riscos que médicos e fisioterapeutas também alertam sobre o uso do salto alto é sobre os prejuízos aos joelhos. O uso excessivo pode causar dores na região, além de fraturas ou torções que podem evoluir a problemas mais graves, como é o caso da artrite. A mobilidade da parte de trás das pernas também fica comprometida, pois o desalinhamento do pé em cima de um salto acaba provocando o encurtamento do tendão de Aquiles, o que poderá contribuir para o surgimento de tendinite.

O ideal é evitar o salto, mas caso utilize, procure seguir algumas dicas:
– Opte pelo conforto e não pela beleza do calçado. Quanto mais fino e alto, maiores os riscos causados pelo salto;

– Nunca utilize saltos para longas distâncias;

– Indica-se calçados com saltos de até 3 cm;

– Quanto mais se usa, maior será a incidência dos problemas. Então, evite o salto alto no dia a dia, utilize-o somente em ocasiões especiais. Se sua profissão exige uso de salto, dê preferência a outros tipos de calçados para o lazer. Lembre-se que saltos plataforma também são interessantes para compor o look e trazer bem menos prejuízos ao seu corpo, uma vez que são uniformes, ajudando a distribuir melhor o peso do corpo e evitando uma postura muito incorreta.

Conheça a RPG Souchard

A RPG Souchard é, particularmente, eficaz nos problemas de postura; deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses, dentre muitos outros problemas. Se você utiliza o salto em excesso e já percebe alguma alteração postural ou dores na região das costas, pernas, joelhos… é importante avaliar o quadro para descobrir se existe relação com o salto alto.

O tratamento com a RPG Souchard consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração, de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação é possível ter uma ideia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento que é totalmente personalizado. A RPG Souchard utiliza exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo.

Encontre um fisioterapeuta