Textos para pacientes

Síndrome femoropatelar: causas e tratamento

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

sindrome-femoropatelar-tratamentoVocê sente estalos em seu joelho ao subir ou descer escadas? Percebe muita dor na região, principalmente, ao se levantar depois de ter ficado bastante tempo sentado? Cuidado! Estes podem ser sintomas da síndrome femoropatelar, uma disfunção que envolve, sobretudo, a patela e o fêmur.  A dor ocorre na região anterior do joelho e tende a piorar após a realização de atividades funcionais (corridas/caminhas, subir/descer escadas, agachar, etc).

Causas da síndrome femoropatelar

Também conhecida como síndrome da dor anterior do joelho, essa condição é mais frequente no público feminino e pode estar associada a causas bem diversificadas. Embora a causa não tenha origem exata, é comum o seu desenvolvimento por desgaste, impacto ou sobrecarga nas estruturas do joelho que tendem a provocar um desequilíbrio da patela.

Em pessoas ativas, normalmente, o fator desencadeante é o desgaste por uso excessivo do joelho que acaba promovendo o desequilíbrio. Já entre as pessoas inativas, o que pode causar a síndrome femoropatelar é a sobrecarga e não o desgaste, ainda mais quando se trata de pessoa sedentária e acima do peso adequado (a carga do peso do próprio indivíduo acaba produzindo impactos na região do joelho).

Principais causas do desalinhamento:

– Pé cavo / pé chato;

– Trauma direto ou indireto;

– Alteração na forma da patela;

– Rotação interna/externa do fêmur ou tíbia;

– Fatores musculares (fraqueza, perda de flexibilidade, etc).

Tratamento para síndrome femoropatelar

O tratamento conservador leva a um alívio dos sintomas na maioria dos pacientes e geralmente inclui exercícios de fortalecimento (com ênfase no músculo vasto medial oblíquo, uma das porções do vasto medial), alongamento muscular, controle motor, modalidades terapêuticas e uso de antiinflamatórios. O alongamento estático é o mais seguro por exercer uma força relativamente constante, vagarosa e gradual, de forma a evitar o reflexo de estiramento.

A Reeducação Postural Global (RPG) busca o alongamento muscular através da utilização de posturas específicas a fim de atingir determinadas cadeias musculares. O método é bastante indicado no tratamento da síndrome femoropatelar, principalmente, nas fases iniciais, onde se objetiva uma redução efetiva da intensidade da dor, com flexibilidade e alinhamento articular, facilitando o fortalecimento muscular.

Encontre um fisioterapeuta