Textos para pacientes

Síndrome da Dor Anterior do joelho

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

sindrome-femoropatelar-origem-tratamentoVocê percebe estalos em seu joelho quando sobe ou desce escadas? E quando fica sentado por muito tempo, sente dores no joelho ao levantar? Estes podem ser sintomas frequentes quando a cartilagem na articulação entre a patela e o fêmur está inflamada. Trata-se da síndrome femoropatelar.

 

Como surge?

 

A síndrome femoropatelar (SFP) representa um problema comum no joelho de adolescentes e adultos jovens fisicamente ativos, atletas ou não. Também conhecida como síndrome da dor anterior do joelho (em virtude da localização da dor nessa região), o problema muitas vezes não tem uma causa exata, mas tende a agravar quando o indivíduo acometido sobe ou desce escadas, quando agacha, corre ou mesmo caminha em superfícies desiguais.

Apesar de não existir uma origem exata para a síndrome femoropatelar, sabe-se que ela está relacionada com processos de desgaste, sobrecarga ou impacto que tendem a desequilibrar a patela. No primeiro caso (desgaste) o surgimento do problema pode ser causado pelo uso excessivo do joelho. Pessoas inativas, que não fazem tanto esforço com os joelhos, podem ser também acometidas pela síndrome femoropatelar em virtude da sobrecarga e não do desgaste (como no caso de pessoas com excesso de peso corporal). A causa por impacto também é considerável para essa síndrome (acidentes e outros fatores).

Algumas causas biomecânicas para a síndrome femoropatelar podem incluir: pé chato, pé cavado, aumento do ângulo Q, causas musculares – fraqueza e perda de flexibilidade, fraqueza dos quadríceps, etc.

 

Tratamento conservador

 

O tratamento conservador leva a um alívio dos sintomas na maioria dos pacientes e, geralmente, inclui exercícios de fortalecimento (com ênfase no músculo vasto medial oblíquo, uma das porções do vasto medial), alongamento muscular, controle motor, modalidades terapêuticas e uso de anti-inflamatórios. O alongamento estático é o mais seguro por exercer uma força relativamente constante, vagarosa e gradual, de forma a evitar o reflexo de estiramento.

A Reeducação Postural Global (RPG) busca o alongamento muscular através da utilização de posturas específicas, a fim de atingir determinadas cadeias musculares.

Saiba mais sobre o tratamento com a RPG Souchard.

Você também vai gostar de ler:

Síndrome femoropatelar: causas e tratamento

O que você precisa saber sobre a RPG Souchard

Tratamento personalizado com a RPG Souchard

Encontre um fisioterapeuta