Textos para pacientes

Os tipos de pisada: qual o seu?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

tipos-pisada-rpg-souchardVocê sabia que existem diferentes tipos de pisadas que podem, inclusive, influenciar no surgimento de problemas em varias partes do corpo, principalmente joelhos, quadris, tornozelos e coluna? Se você sente dores em alguma dessas regiões ou percebe que seu tênis costuma desgastar mais rápido sempre em determinada área e não de maneira uniforme, é bem provável que você esteja pisando de modo incorreto. Mas será que existe uma maneira ideal de pisar? Vamos conhecer os tipos comuns de pisada, conforme as características anatômicas de cada indivíduo:

Pronada

É também conhecida como “pisada interna”. Esse tipo de pisada é caracterizado pela proximidade dos joelhos e ausência de curva nas solas dos pés. Quem pisa pronado realizada uma rotação excessiva para dentro e, normalmente, tende a gastar mais a parte interna do solado do tênis.

Supinada

É chamada também de “pisada externa”. Em oposição ao tipo de pisada pronada, a supinada é caracterizada pelo afastamento dos joelhos e acentuada de curva nas solas dos pés. Quem pisa supinado toca o solo com a face externa do calcanhar e, por isso, gasta a parte externa do solado do tênis.

Neutra

A pisada neutra consiste no alinhamento dos joelhos e calcanhares, caracteriza-se pelo desgaste por igual de todas as partes do solado do tênis e é considerada ideal.

Consequências da pisada incorreta

Quando a pisada não está correta é natural o surgimento de vícios posturais que levam ao apoio excessivo em um ponto específico do pé. Os efeitos podem variar desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até lesões crônicas, como as deformidades ósseas (joanetes e dedos em garra, por exemplo), além do aparecimento de dores, inclusive, nas costas. Isso ocorre, pois os pés são a base do alinhamento e da sustentação do corpo, logo, quando o indivíduo pisa errado ocorre um desequilíbrio corporal.

No entanto, esse desajuste que compromete os joelhos, o tornozelo, os pés, a região lombar e o quadril, pode ser corrigido com um programa de reeducação postural global. Quanto antes identificar o tipo de pisada melhor para solucionar o problema. Através da RPG Souchard é possível reorganizar as estruturas do pé, equilibrando as forças musculares que podem gerar ou intensificar o desvio.

No início do tratamento o paciente é reeducado a modificar os seus calçados. Hoje, existem vários modelos disponíveis para cada tipo de pisada ou mesmo palmilhas feitas sob medida. O objetivo da RPG Souchard é trabalhar o indivíduo globalmente, impedindo novas compensações. 

Encontre um fisioterapeuta