Textos para pacientes

Como é o tratamento com a RPG Souchard?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

tratamento-rpg-souchardA Reeducação Postural Global foi desenvolvida pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Trata-se de um método inovador da fisioterapia que consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Desse modo, a RPG Souchard identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.

O tratamento com a RPG Souchard é totalmente personalizado, ou seja, cada paciente recebe um atendimento individual, de acordo com as suas necessidades. Normalmente, as consultas duram em torno de uma hora e a quantidade de vezes por semana vai depender de cada caso. A duração do tratamento também varia bastante, mas durante a primeira consulta é possível ter alguma previsão do tempo necessário através da avaliação aplicada pelo fisioterapeuta acompanhante.

Problemas respiratórios, morfológicos, articulares, esportivos, traumáticos e neurológicos podem ser tratados com a RPG Souchard, em fases agudas ou crônicas, com ou sem a manifestação de sintomas. A RPG Souchard trabalha com exercícios práticos para evitar e aliviar diversos tipos de dores, através de movimentos que contribuem para alongar a musculatura, além de dar mais forma ao corpo.

Veja as principais doenças que podem ser tratadas com a RPG Souchard:

– Dores lombares, cervicais e dorsais;

– Dores nos pés e nas mãos;

– Lesões por esforço repetitivo (LER);

– Hérnias de disco;

– Asma e bronquite;

– Estresse;

– Distúrbios digestivos e circulatórios;

– Artrite, artrose, bursite e tendinite;

– Estrabismo;

– Incontinência urinária.

Mais que tratar a doença, a RPG Souchard trata o indivíduo, evitando o retorno do problema após o tratamento. Não existe restrição de idade para a sua aplicação, mas o tratamento só pode ser acompanhado por um fisioterapeuta com formação em RPG Souchard, isto é, que participou do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.

A técnica se fundamenta em três princípios:

Individualidade: Não é indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade. Cada pessoa reage de modo diferente.

Causalidade: O tratamento não consiste em tratar, apenas, o local da dor, mas o paciente como um todo.

Globalidade: Tratamento corporal ativo levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em estreitamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.

Encontre um fisioterapeuta