Textos para pacientes

Respiração e postura: qual a relação?

Assunto: Textos para pacientes Aproveite para recomendar aos amigos:

respiracao-posturaO dia a dia agitado leva muitas pessoas à rapidez em quase tudo que fazem. E quando mal percebem já estão executando tudo com certa automaticidade. Nesse contexto, os cuidados com a postura também parecem ficar em último plano. A postura inadequada, por sua vez, acaba contribuindo bastante para uma má respiração e vice-versa. Talvez, você não perceba, mas pode estar respirando de uma maneira totalmente incorreta há bastante tempo e prejudicando sua própria saúde por conta disso.  Isso mesmo! Existem muitas pessoas que já respiram de maneira automática e extremamente prejudicial sem saber disso.

Qual a relação entre os erros posturais e os erros de respiração?

Veja: músculos, órgãos e ossos estão todos conectados, então quando respiramos mal, isso tende a refletir em nosso comportamento postural e o contrário também pode ser observado. Se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória, ele aprende a assumir uma determinada postura que, de repente, evita as dores decorrentes do problema, mas que está incorreta. E se a pessoa assume posturas incorretas por outras motivações também pode influenciar na respiração, pois a má postura prejudica os órgãos e o seu funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e, assim, a respiração não completa o seu ciclo, como resultado o organismo não funciona em seu ritmo necessário.

Daí a importância de proporcionar uma maior flexibilidade da musculatura, pelo fato de enrijecermos nossos músculos e promovermos posturas inadequadas durante nossa vida.  Na prática clínica observamos a dificuldade que as pessoas possuem em promover uma boa dinâmica respiratória, o que nos leva a acreditar no surgimento de diversas patologias que provocam restrições  músculo esquelética.

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que atua alongando a musculatura respiratória e tem demonstrado influência na mecânica desta. O método oferece importantes resultados em problemas respiratórios, morfológicos, reumáticos, neurológicos…  Os atendimentos são  individuais e realizados por fisioterapeutas com formação específica.

Vale ressaltar…

Os indivíduos sedentários apresentam pior função pulmonar quando comparados aos ativos. E um dos efeitos da inatividade, é alteração da mobilidade muscular, com atrofia, fraqueza, diminuição do número de sarcômeros e aumento na deposição de tecido conjuntivo, levando ao encurtamento muscular. O encurtamento dos músculos da cadeia respiratória leva ao aumento do volume pulmonar em repouso, caracterizando tórax com grande diâmetro, restringindo assim a mobilidade da caixa torácica. Portanto, para que ocorram os ciclos respiratórios de forma adequada, deve haver um sincronismo entre a caixa torácica, os pulmões e a musculatura respiratória, atuando de forma harmoniosa e coordenada para tornar possível um fenômeno tão complexo. Daí a grande importância de uma vida ativa com a prática regular de atividades físicas.

Encontre um fisioterapeuta
Textos para pacientes

Tecnologia x Saúde: crianças e adolescentes...

O público em geral parece cada vez mais envolvido com as novas tecnologias. Não importa a...[+]

Textos para pacientes

É possível prevenir a dor nas costas

A dor nas costas pode estar associada à presença de alguma patologia na coluna vertebral....[+]

Textos para pacientes

Os benefícios da RPG Souchard ao paciente com...

Você já ouviu falar na “síndrome do joelho de corredor”? A expressão popular faz...[+]

Textos para pacientes

Conheça a respiração utilizada na RPG

Você conhece a RPG Souchard? O método de Reeducação Postural Global é conhecido por suas...[+]

Textos para pacientes

Respiração e postura: qual a relação?

O dia a dia agitado leva muitas pessoas à rapidez em quase tudo que fazem. E quando mal...[+]

Textos para pacientes

RPG Souchard: o tratamento e a prevenção

A Reeducação Postural Global (conhecida por suas siglas, RPG), consiste em um método da...[+]

Precisando de Ajuda?