Em busca da qualidade de vida
Assunto: Textos para pacientesO número de queixas sobre dor nas costas é, ultimamente, crescente nos consultórios médicos. A decisão por procedimentos cirúrgicos em casos de doenças na coluna surge, muitas vezes, como a alternativa mais rápida para aliviar as dores, embora essa visão seja bem arriscada.
Grande parte das patologias que acometem a coluna vertebral é, perfeitamente, tratável de forma conservadora, sem a necessidade de cirurgia. Mas a falta de informações sobre esta realidade motiva a procura do paciente por tratamentos invasivos como primeira opção.
Os problemas na coluna, normalmente, têm suas raízes já na juventude quando hábitos incorretos são adotados e acompanham o indivíduo nas demais fases da vida. Na fase adulta, os processos degenerativos se instalam de maneira definitiva e as possíveis lesões passam a se manifestar com maior frequência e intensidade. Isso ocorre porque o decréscimo da força e resistência muscular, associado ao envelhecimento, acelera de maneira significativa os processos degenerativos da coluna vertebral. Doenças como artrose, protrusão discal e hérnia de disco, por exemplo, acabam se tornando frequentes nessa fase.
Sintomas como:
– Dor nas costas ou no pescoço, muitas vezes irradiando para outros membros como pernas e braços;
– Dor que se agrava ao caminhar;
– Dificuldades de movimentação do tronco;
– Perda de sensibilidade;
– Fraqueza muscular;
– Sensação de dormência e/ou formigamento no ombro, braço, dedos, mão, cotovelo, pernas ou nádegas;
– Dificuldades de micção ou defecação, etc.
Podem indicar a presença de doenças graves na coluna. Mas, ainda nesses casos, o paciente sempre poderá investir em outros tratamentos menos agressivos antes de decidir se submeter a uma cirurgia.
Em grande parte dos casos, os quadros de dores nas costas ou problemas mais crônicos na coluna são decorrentes, sobretudo, do sedentarismo; dos chamados “vícios posturais” que são os hábitos incorretos de postura durante a realização de diferentes atividades; e dos trabalhos pesados e repetitivos, todos mantidos desde a fase mais jovem de vida. Por isso, conclui-se que a principal medida para evitar problemas graves na coluna e garantir mais qualidade de vida é afastar os fatores de risco desde cedo, adotando um estilo de vida mais saudável.
A Reeducação Postural Global também é eficaz no tratamento e na prevenção de dores nas costas, oferecendo resultados eficazes para diferentes doenças tratáveis pela fisioterapia e o melhor, sem sofrimentos. O método não trabalha com procedimentos agressivos nem o uso de medicamentos e o paciente é atendido de maneira personalizada, de acordo com as suas necessidades, o que garante um tratamento bem direcionado. A RPG Souchard se baseia, sobretudo, na liberação e alongamento dos músculos que tendem a sofrer um encurtamento com o passar do tempo, causando os desvios posturais.