RPG no tratamento da fibromialgia
Assunto: Textos para pacientesA fibromialgia é um tipo de doença reumática que tende a causar bastante sensibilidade acompanhada de dor em determinados pontos do corpo: pescoço, ombros, braços, pernas, costas e quadril, por exemplo. A maior parte dos pacientes diagnosticados com fibromialgia são mulheres. Além da forte sensibilidade dolorosa nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles durante longos períodos, existem outros sintomas que podem acompanhar a fibromialgia:
– Fadiga muscular;
– Distúrbios do sono;
– Ansiedade;
– Dores de cabeça;
– Depressão;
– Formigamento e dormência nas mãos e nos pés;
– Rigidez (ausência de flexibilidade) pela manhã;
– Indisposição e cansaço;
– Dificuldades cognitivas (atividades que demandem esforço mental), problemas de memória e de concentração.
Causas da fibromialgia
Existem muitos estudos relacionados à pesquisa das causas da fibromialgia, mas elas ainda permanecem desconhecidas de um modo geral. Entretanto, alguns fatores podem estar relacionados ao seu surgimento:
– Histórico familiar;
– Lesões repetitivas;
– Doenças autoimunes;
– Infecções por vírus;
– Sedentarismo;
– Eventos estressantes ou traumáticos.
Tratamento para a fibromialgia
Além do tratamento medicamentoso, a fisioterapia tem um importante papel no alívio da sintomatologia com amplificação de seus efeitos através de uma abordagem terapêutica adequada e que avalie o indivíduo globalmente.
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que utiliza o alongamento das cadeias musculares, principalmente da musculatura estática antigravitacional que interfere nas atividades diárias. Reeducando a postura, o método ajuda a evitar as dores provenientes da doença. O método da RPG favorece ainda a flexibilidade do paciente, mas vale ressaltar que a duração e frequência das sessões vão depender do quadro de cada indivíduo.
Outras práticas que podem aumentar o bem-estar do paciente com fibromialgia
– Alimentar-se bem;
– Tomar os medicamentos prescritos;
– Praticar atividade física regularmente;
– Reduzir o estresse diário;
– Dormir o tempo suficiente para manter o corpo descansado.
Se os devidos cuidados forem tomados, os sintomas da fibromialgia tendem a melhorar e o paciente não perde, sobretudo, sua capacidade funcional.