Salto alto sem prejudicar a coluna? Veja 5 dicas que vão lhe ajudar.
Assunto: Textos para pacientesO salto alto está ligado a conceitos de luxo, beleza e glamour. Porém, seu uso abusivo e inadequado pode alterar a postura e causar problemas na coluna.
Apesar de serem bonitos e elegantes, são perigosos. O uso excessivo do salto alto pode encurtar os músculos e tendões, afetar os joelhos e prejudicar a coluna. Outro grande e desagradável problema que pode surgir é o aparecimento de varizes, devido a contração constante da panturrilha que prejudica a circulação sanguínea.
Para não abrir mão da beleza e preservar a saúde, deixamos aqui 5 dicas fundamentais:
• Saltos de até 2 cm de altura são ideais para o peso do corpo ficar igualmente distribuído. Quanto maior o salto, mais desequilibrada fica a pressão, aumentando a pressão do antepé. Por isso, não exagere, utilize saltos de no máximo 5 cm de altura.
• Mantenha a coluna ereta ao caminhar, evitando empinar o bumbum para não forçar a região lombar.
• Use o salto o menor tempo possível, fazendo pausas ao longo do uso, sentando, por exemplo, poupando assim as panturrilhas.
• Reveze os sapatos. Se usar salto alto no trabalho, em casa procure ficar descalça ou de chinelos. Se colocar em uma festa, durante o dia utilize outros sapatos.
• A prática de atividade física regular é imprescindível, fortalecendo e alongando a musculatura envolvida na movimentação da coluna, pé e tornozelo. Isso também auxilia na prevenção de lesões e melhora a circulação.
Uma excelente prática para manter a flexibilidade muscular e prevenir lesões globalmente é a Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG. A RPG realiza ajustamentos posturais para reorganização e reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural. Com isso melhora o controle sobre a postura e atinge o corpo como um todo, evitando as compensações que podem levar a lesões e dores.
Se não é possível viver sem ele, então o faça seu amigo seguindo essas dicas!